Unicamp 2022: comissão registra queda de 22,7% nas inscrições para vagas que usam notas do Enem

19/12/2021 11h48


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
Universidad Católica questiona Palmeiras por desistir do zagueiro Huerta(Imagem:Reprodução)
A Comvest, comissão que organiza o vestibular da Unicamp registrou redução de 22,7% nas inscrições para ingresso de alunos por meio de notas da Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (17), 13.421 estudantes se candidataram por meio da modalidade, que reúne 639 vagas.

No processo seletivo do ano passado, a universidade optou por não usar as notas do Enem após o cronograma de aplicação do exame ser adiado por conta da pandemia. Antes da pandemia, 17.367 estudantes se candidataram (veja os números abaixo).

Inscritos 2019 - 17.977
Inscritos 2020 - 17.367
Inscritos 2022 - 13.421 (redução de 22,7%)

Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a queda era esperada e reflete os efeitos da pandemia sobre a educação, especialmente entre os alunos em situação de vulnerabilidade social.

"Infelizmente essa queda era esperada, porque quando observamos que no vestibular foi uma queda global de 18%, nós sabíamos que a queda incide de maneira mais perversa entre os estudantes que são alvos de políticas públicas de ação afirmativa".

Do total, 9.252 estudantes inscritos cursaram todo o ensino médio na rede pública, enquanto 1.639 se declararam pretos ou pardos. Outros 2.530 são de escolas públicas que também se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas.

"Estudantes autodeclarados pretos e pardos e estudantes de escola pública são os que foram mais penalizados no contexto da pandemia por conta da estrutura de ensino que tiveram, das poucas oportunidades, e da ausência da atuação do estado para poder acompanhar estes estudantes", completa Freitas Neto.

A Comvest disponibilizou a tabela com o total de inscritos por curso e a relação candidatos-vaga está disponível no site da comissão. Os candidatos puderam fazer até duas opções de curso.

Dentre os cursos mais concorridos estão medicina, arquitetura e urbanismo, ciência da computação, comunicação social - midialogia, enfermagem, ciências biológicas, ciências econômicas, farmácia, odontologia e história.

O diretor da comissão defende que a instituição fez o possível para estimular as inscrições. "Nós da Unicamp e da Comvest fizemos o possível do ponto de vista de manter as mesmas políticas e estimular a participação dos estudantes, mas sabemos que isso não é uma decisão tão simples, considerando o preparo necessário que os estudantes têm que ter para participar de processos seletivos".


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews