Unati/Uespi promove o XVI Encontro Nacional de Estudantes e Coordenadores da Terceira Idade

10/10/2023 10h39


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoEvento será realizado nos dias 11, 12 e 13, no Blue Tree Hotel.(Imagem:Divulgação)Evento será realizado nos dias 11, 12 e 13, no Blue Tree Hotel.

Teresina recebe, pela primeira vez, o XVI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, no Blue Tree Hotel. O evento, que ocorre nesta quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13), é uma ação desenvolvida para impulsionar atividades pautadas nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, por meio da formação continuada para idosos, e contará com a participação de discentes da Universidade Aberta para a Terceira Idade (Unati) do Rio de Janeiro, da Bahia, do Tocantins e de outros estados.

No Piauí, o desenvolvimento das atividades da Unati da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) possibilita aos alunos da terceira idade a aquisição de novos conhecimentos, incentivando a troca de experiências entre os participantes e a comunidade acadêmica jovem. Além de cumprir parte do papel da extensão universitária desenvolvida pela Uespi, a Unati contribui na melhoria da qualidade de vida de pessoas na terceira idade.

"O XVI Encontro Nacional de Estudantes e Coordenadores da Terceira Idade trará aos participantes a oportunidade de capacitar alunos e profissionais da área de educação física para desempenhar um papel fundamental na melhoria do envelhecimento da população", afirma o coordenador da Unati, Moisés Mendes.

“Dentro do contexto do fórum nacional, iremos proporcionar um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos voltados especificamente para os profissionais da educação física. Pretendemos abordar temas cruciais, como a autonomia do idoso, a promoção da qualidade de vida e a importância de se debater o envelhecimento de forma abrangente”,
disse Moisés.

Fórum NCTI 2023 trará oficina de meditação

Temáticas como Saúde Mental do Idoso, Empreendedorismo na Terceira idade, Jogos de Estimulação Cognitiva e Musicalidade Corporal para a Terceira Idade serão pontos chaves de debate no Fórum NCTI 2023. No dia 12 de outubro, o professor Neto Pimentel irá mediar uma das oficinas do fórum nacional, com a temática “Meditação: Cura por meio da plena presença”. A proposta visa apresentar os inúmeros benefícios da meditação para a saúde.

“Nós vamos apresentar três tipos de meditação. Por meio desse momento, vamos nos propor a entrar num estado alterado de consciência capaz de silenciar no vazio, ter mais poder de concentração, foco em tudo que você vai fazer, diminuir os índices de nível de estresse, ajuda a se libertar dos sentimentos de culpa e ansiedade. Será um momento de profundo relaxamento do corpo e da mente”, explica o professor.

A programação completa do fórum já está disponível no site oficial da Uespi e as inscrições podem ser realizadas com o coordenador da Unati, Moisés Mendes, ou por meio do preenchimento de um formulário presente no perfil no Instagram: @forumncti. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 9914-8000.

Faça a incrisção aqui



Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: uespi, nacional, idade