UFU faz balanço do vestibular 2020; confira datas de gabaritos e resultado final

21/12/2020 14h51


Fonte G1

Os dois dias de vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram realizados neste fim de semana sem intercorrências devido à pandemia da Covid-19 e com uma média geral de 39% de faltosos.

Ao todo, 61% dos 25.724 candidatos inscritos compareceram aos 53 locais de aplicação do processo seletivo em Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba e Belo Horizonte, Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP).

O exame, originalmente agendado para ocorrer em duas fases, nos meses de abril e junho, foi remarcado em decorrência da pandemia.

Nesta segunda-feira (21) será divulgado o gabarito preliminar das questões objetivas do sábado (19). Como eles podem ser questionados, uma nova divulgação ocorrerá, de maneira definitiva, no dia 12 de janeiro de 2021.

Já os gabaritos preliminares das questões discursivas, feitas no domingo (20), serão divulgados no dia 13 de janeiro até as 12h, e os definitivos no dia 25 de janeiro, até as 16h.

A UFU informou que nem todos os concorrentes terão as provas discursivas corrigidas. A relação dos candidatos que terão essas provas corrigidas (classificados) será divulgada no dia 19 de janeiro, até as 16h.

O resultado final do vestibular do segundo semestre letivo de 2020-2 será divulgado no dia 26 de fevereiro de 2021 a partir das 16h.

Todos os resultados podem ser vistos no Portal de Seleção da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps) da universidade.

Conforme o Calendário Acadêmico aprovado pelo Conselho de Graduação no último dia 11 de dezembro (Resolução 25/2020), as aulas do semestre letivo 2020-2 terão início em 12/07/2021.

Os inscritos são formados por pessoas entre 15 e 70 anos, com origem em 1.172 diferentes cidades.

Primeiro dia
No primeiro dia do vestibular 2020/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizado neste sábado (19), 39% dos candidatos não compareceram aos locais de realização das provas.

O índice de falta é maior que o registrado em 2019, quando 12,36% dos candidatos não fizeram a prova.

Ainda de acordo com a universidade, nenhum candidato foi excluído ou impedido de realizar a prova por estar com a temperatura corporal acima do limite estipulado no edital ou por descumprir as instruções de segurança.

"O primeiro dia de prova transcorreu normalmente. Nenhum candidato foi eliminado devido à temperatura acima do previsto. Os candidatos obedeceram às medidas de segurança referentes à Covid-19 e às normas previstas em edital", afirmou a diretora de Processos Seletivos, Maura Rocha.

Nos locais de realização do processo seletivo, os postulantes as vagas tiveram que utilizar máscaras de proteção individual e respeitar a distância segura de dois metros entre cada um, durante todo o período. Todos os bebedouros estão interditados e os candidatos devem levar garrafas próprias, sendo que todas devem ser transparentes.

No primeiro dia, foi aplicada prova objetiva das disciplinas de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – espanhol, francês ou inglês -, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Cada disciplina teve oito questões objetivas.

Segundo dia
No segundo dia de prova, os candidatos responderam questões discursivas e elaboraram uma redação. A média de participantes também foi de 61%.

Eles puderam optar por uma de duas situações que serviram de motivação para a prova de redação. Uma envolveu a Lei de Proteção de Dados e, a outra, a longevidade humana.

A diretora de Processos Seletivo da UFU, Maura Rocha, acredita que o aumento do índice de faltosos (39%) em relação ao ano passado (12,36%), foi devido a vários fatores.

“Ao fato de os candidatos terem feito suas inscrições no início do ano, ao recrudescimento da pandemia em algumas cidades e a uma greve de ônibus em Goiânia, que se iniciou no sábado”.

Ela explicou que todas as exigências foram obedecidas por todos os candidatos. "Quanto aos colaboradores (servidores, alunos e terceirizados), deve-se salientar que atuaram com muito compromisso e empenho, sempre atentos aos candidatos, aos procedimentos de segurança e às normas do edital", finalizou.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao