UFPI retoma aulas práticas de odontologia; estudante continua acampado até retorno das clínicas

31/05/2021 15h06


Fonte G1 PI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) retomou, nesta segunda-feira (31), as atividades práticas do curso de Odontologia em três laboratórios do Campus do bairro Ininga, em Teresina, depois que um estudante montou acampamento na instituição reivindicando a volta das atividades interrompidas há cerca de um ano e meio devido à pandemia da Covid-19.

Apesar da notícia do retorno das práticas, Pedro Ilo Rebelo de Azevedo disse ao G1 que vai continuar acampado até a volta das clínicas, que realizam atendimento odontológico gratuito a alunos, servidores e dependentes.
Imagem: ReproduçãoEstudante de Odontologia na UFPI pede retorno das clínicas.(Imagem:Reprodução)Estudante de Odontologia na UFPI pede retorno das clínicas.

"Continuo acampado e vou continuar até a volta da clínica que é a nossa principal demanda. Só saio quando começar o atendimento, mesmo que de uma forma simbólica", afirmou.

O estudante disse que também quer que a UFPI garanta a vacinação, contra Covid-19, dos alunos e seguranças do setor da Odontologia. Segundo ele, as demais pessoas que compõe o setor já estão vacinadas.

Em nota divulgada no site da universidade, a UFPI comunicou que as clínicas odontológicas vão retornar em agosto, que o retorno faz parte de um planejamento e que ocorrerá com o respeito aos cuidados sanitários.

Ensino remoto

A UFPI informou que adotou o modelo de ensino remoto durante a pandemia em cumprimento às medidas sanitárias vigentes e que aguardava mudança no cenário para volta das atividades presenciais.

Em decreto do dia 8 de janeiro de 2021, o Governo do Estado autorizou o retorno de aulas práticas e estágios educacionais para alunos a partir do 8º período.

A instituição afirmou ainda que após o fim do semestre, em junho, haverá uma reavaliação do atual modelo para definir se haverá ou não mudanças no segundo semestre.

Alunos querem concluir curso

Os alunos que pedem o retorno das aulas práticas estão perto de concluir o curso. "Desde março de 2020 que nós estamos sem cursar nenhuma disciplina prática. Isso, faz com que as turmas não consigam avançar dentro do curso e nem concluir a graduação”, relataram os estudantes.

Segundo o Pedro Azevedo, todas as outras instituições de ensino superior no estado já retornaram com as aulas práticas. "Estamos esperando há um ano e dois meses já. As particulares voltaram em agosto do ano passado, a Universidade Estadual do Piauí voltou esse ano", contou.

O universitário destacou que a população também vem perdendo com a suspensão das atividades. Além do aprendizado com as aulas práticas, os alunos também prestam atendimento gratuito à comunidade através da clínica universitária.

“Continuamos com uma angústia sem fim para saber ao menos quando iremos retornar e conseguiremos nos formar. Retorno que é totalmente possível, já existem protocolos de biossegurança que possibilitem nossa volta de forma segura, tanto para alunos quanto pacientes. Não é necessário nada surreal para nosso retorno”, afirmam os alunos.

 

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ufpi, curso, atividades