UFPI realiza matrícula para aprovados no Sisu 2022.1 até terça-feira (8)

07/03/2022 15h27


Fonte cidadeverde.com

Imagem: ReproduçãoUniversidade Federal do Piauí - Teresina(Imagem:Reprodução)Universidade Federal do Piauí - Teresina

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) iniciou nesta segunda-feira (7) a matrícula institucional no Sisu 2022.1 dos aprovados. Os candidatos devem ficar atentos já que as inscrições acontecem até às 18h de amanhã (8).

A UFPI ofertou 2.888 vagas para 66 cursos em diversas áreas para os campi de Teresina, Bom Jesus, Floriano e Picos para o primeiro semestre deste ano. As vagas são preenchidas com base no desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confira aqui o edital

A matrícula é para os aprovados por ampla concorrência, candidatos cotistas que tiveram a validação dos documentos e os classificados que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas independentemente da renda.

Cotistas

Na UFPI, 50% das vagas são destinadas para o ingresso de cotistas. Para os estudantes selecionados para vagas por meio do sistema de cotas, eles ainda precisam comprovar a situação socioeconômica e/ou comprovação de deficiência por meio da submissão on-line de documentos.

O candidato que pretende preencher vaga destinada à pessoa com deficiência, deverá passar ainda por avaliações para comprovar a deficiência.

Já os candidatos que se declararam pretos, pardos ou indígenas vão passar por uma etapa de heteroidentificação que consiste em uma análise a ser realizada pela Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-racial para comprovação da condição exigida pela cota.

Somente após o cumprimento da etapa das cotas, vem a submissão da documentação básica para a matrícula institucional.

Lista de Espera

Os candidatos possuem até o dia 8 de março para manifestarem interesse na lista de espera, que são as convocações que acontecem quando as vagas não são preenchidas na chamada regular.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: vagas, candidatos, cotistas