Uespi realiza encontro para debater potencialidades do litoral do Piauí

24/10/2025 09h12


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoUespi realiza encontro para debater potencialidades do litoral do Piauí(Imagem:Divulgação)Uespi realiza encontro para debater potencialidades do litoral do Piauí.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realiza, neste sábado (25), o IV Encontro de Diálogos sobre o Litoral do Piauí (IV DIALIT). O evento ocorre, das 8h às 20h, no Auditório do Palácio Pirajá, em Teresina.

O DIALIT tem como objetivo reunir pesquisadores, professores, estudantes e a comunidade em geral para dialogar sobre o litoral piauiense e outros espaços do território estadual, promovendo a troca de saberes e experiências acerca das dinâmicas costeiras e do uso dos recursos naturais.

Uma das coordenadoras do evento, Elisabeth Baptista, destacou que discutir o litoral piauiense dentro da universidade é fundamental para ampliar o conhecimento sobre um espaço estratégico para o desenvolvimento do estado.

“A importância de discutir o litoral piauiense dentro da universidade é possibilitar aos estudantes conhecer as características de um espaço importante para o desenvolvimento do estado, especialmente no que se refere às suas fragilidades em relação ao uso e ocupação antrópica. O evento contribui para a formação dos estudantes e para o fortalecimento das pesquisas na área de geografia e história pelo compartilhamento de informações e troca de experiências entre pesquisadores e discentes”.
Imagem: DivulgaçãoIV DIALIT(Imagem:Divulgação)

O evento também busca fortalecer as ações do Núcleo de Estudos sobre a Zona Costeira do Estado do Piauí da Uespi, reunindo seus integrantes para apresentar os resultados das pesquisas realizadas, em andamento e futuras propostas. “A finalidade desta edição é dar continuidade às atividades do grupo, permitindo à comunidade acadêmica e à sociedade em geral conhecer as contribuições das ações do NEZCPI e de seus participantes”, pontuou Elisabeth Baptista.

As inscrições para o IV DIALIT estão abertas até o dia 25 de outubro de 2025 e podem ser realizadas por meio do formulário eletrônico.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao