Uespi promove projeto de extensão sobre educação sexual para terceira idade em Parnaíba

02/03/2023 08h13


Fonte G1 PI

Imagem: Kauê Altrão  Casal Terceira Idade.(Imagem: Kauê Altrão ) Casal Terceira Idade.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), promove um projeto de extensão sobre educação sexual para terceira idade, no campus de Parnaíba, Litoral do estado. O projeto de extensão, que é realizado por docentes, discentes e egressos do curso de enfermagem, é denominado “Ações educativas sobre sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis para idosos”.

Segundo o Prof. Dr. Gustavo Mello, orientador da atividade, o objetivo do projeto é realizar educação em saúde voltada para o tema da sexualidade e das infecções sexualmente transmissíveis na terceira idade, por meio de palestras educativas, rodas de conversa e metodologias ativas.

“A ideia é fortalecer o vínculo com os participante do projeto, o que permitirá identificar e esclarecer as principais dúvidas, além de fornecer, de forma compreensiva, informações importantes acerca do tema”,
disse.
Imagem: ReproduçãoProjeto de extensão da UESPI.(Imagem:Reprodução)Projeto de extensão da UESPI.

A bolsista do projeto e aluna do quinto bloco de enfermagem, Aline Miranda, afirmou que a ação foi pensada a partir de experiências das discentes durante os estágios curriculares na Atenção Básica, onde observou-se nas idosas um desconhecimento de como o climatério afeta o corpo delas, atingindo não somente o ciclo menstrual, mas aspectos psicológicos e a saúde sexual como um todo.

“Esse quadro foi evidenciado por relatos de conflito nos relacionamentos amorosos devido à diminuição drástica da libido. Além disso, os idosos expressaram hábitos errôneos no tratamento da hipertensão por efeitos colaterais da medicação anti-hipertensiva, preferindo evitar o remédio por receio de que interferisse na potência da ereção em seus encontros sexuais, colocando-os assim em risco de complicações”,
contou Aline Miranda.

A aluna ainda destacou a criação de um Instagram do projeto (@proj.edsidosos) que tem a finalidade de agir como um disseminador das informações, assim como um meio para acabar com o tabu em torno da temática.

“A plataforma também funciona como um portfólio das ações, permitindo o armazenamento dos registros das reuniões de estudo, elaboração dos materiais e encontros que ocorrerão no decorrer do projeto”,
comentou.

A ação será realizado no SESC – Beira Rio e ministrada pelos discentes que participam do projeto, com a colaboração de egressos do curso de enfermagem da Uespi, campus de Parnaíba, com a supervisão do Prof. Dr. Gustavo Mello e dos professores Maria Solange Leopoldo Feitosa e Joelson dos Santos Almeida.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao