UESPI promove o VI Colóquio Internacional de Literatura e Gênero e o IV Colóquio Nacional de Imprens

03/06/2023 09h54


Fonte UESPI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarUESPI promove o VI Colóquio Internacional de Literatura e Gênero e o IV Colóquio Nacional de Imprensa(Imagem:Reprodução)UESPI promove o VI Colóquio Internacional de Literatura e Gênero e o IV Colóquio Nacional de Imprensa

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) através do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) deu início ao VI Colóquio Internacional de Literatura e Gênero: Decolonialidade e Interseccionalidade e o IV Colóquio Nacional de Imprensa Feminina, com homenagem às escritoras indígenas latino-americanas.

O evento também é promovido pelo Núcleo de Estudos de Literatura e Gênero (NELG) e o Núcleo de Estudos Literários Piauienses (NELIPI) ligados ao PPGL. Os colóquios estão acontecendo de forma híbrida, com participações de pesquisadores de diversas instituições. Presencialmente, contou, no primeiro dia, com atividades no auditório da Academia de Ciências do Piauí e, em seguida, no auditório do Palácio Pirajá, campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, até sexta-feira (02).

A organizadora das ações, Profa. Dra. Algemira Mendes, conta que as atividades foram direcionadas à comunidade acadêmica da UESPI e de outras instituições de ensino superior e são voltadas para a divulgação da produção científica sobre “A Mulher na Literatura”.

“Não há uma única representação feminina, mas sim uma multiplicidade de vozes e experiências: mulheres indígenas, mulheres brancas, mulheres de classes populares, mulheres de todas as etnias. É nesse âmbito que a Literatura desempenha um papel fundamental, pois representa e reflete os desafios e anseios do nosso tempo”, afirma.

A mesa de abertura, realizada na última quarta-feira (31), trouxe a temática “A escrita feminina indígena” e contou com a participação de escritoras e ativistas indígenas: Eliana Potiguara, Márcia Kambeba, Ana Kariri e Aliã Wamiri Guajajara. Elas trouxeram perspectivas únicas e experiências distintas, dando voz às suas comunidades e contribuindo para a diversidade e a riqueza da Literatura contemporânea nesse que é um campo literário e cultural que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos.

O Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, esteve presente e ressaltou a importância do conhecimento que está sendo repassado durante as atividades do evento e que ficará um grande legado a partir do Colóquio Internacional. “Aqui ficarão as escrituras, a Literatura para que seja apreciada por muitos outros que virão a discutir temáticas tão importantes. Esses trabalhos vão alimentar além da Literatura, a pesquisa e, sobretudo, essa memória que ficará a cada colóquio”.

No auditório do Palácio Pirajá, a palestra “Transgressão, Memoricídio e (In)Subalternização nas Literaturas Africanas e Afrodiaspóricas Produzidas Por Mulheres”, foi feita pelos pesquisadores Prof. Dr. Sávio Fonseca (UFPB), Profa. Dra. Cintia Kütter -(UFRA/UFPB) e a Profa. Dra. Vanessa Pinheiro (UFPB), que trataram sobre as escritoras de Moçambique e seu potencial de superação do epistemicídio imposto pelo colonizador.

A professora Vanessa Pinheiro, pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), comentou que é com muita satisfação participar de mais uma edição do Colóquio e destacou a felicidade de visitar a cidade de Teresina pela terceira vez. “Eu estou muito feliz de poder participar desse evento mais uma vez, de passar essa discussão tão importante para a comunidade e ter essa interação com os piauienses”.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook