Uespi aprova projeto para Educação Especial Inclusiva no Programa Parfor Equidade

22/03/2024 17h41


Fonte Governo do Piauí

Um projeto pedagógico realizado por professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foi aprovado no Programa Nacional de Fomento a? Equidade na Formac?a?o de Professores da Educac?a?o Ba?sica e é chamado de “Parfor Equidade”. O programa foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os resultados foram divulgados no dia 15 de março.

Conforme a Capes, o objetivo do Parfor Equidade é formar professores e pedagogos para o atendimento das redes públicas ou comunitárias que ofereçam educação escolar indígena, quilombola, do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos. O Edital selecionou propostas de Instituic?o?es de Ensino Superior (IES) para a oferta de 2.000 (duas mil) vagas iniciais (ampliadas de acordo com a alta concorrência) voltadas à formac?a?o de professores para a atuac?a?o nas redes pu?blicas de educac?a?o ba?sica e/ou nas redes comunita?rias de formac?a?o por alterna?ncia.

A Uespi concorreu ao edital para oferecer vagas em cursos como Pedagogia Intercultural Indígena, Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial Inclusiva e Educação Bilíngue de Surdos. Todos os cursos foram aprovados, com destaque para a Educação Especial Inclusiva, que teve início imediato.

Segundo a coordenadora do Curso, Profa. Dra. Nadja Pinheiro, o curso está sendo organizado e terá 140 vagas distribuídas em quatro municípios do Piauí, selecionados de acordo com as normas do Edital e com os dados do Educacenso e do IDH. A expectativa de início é ainda para este primeiro semestre de 2024.

“Este será um curso de extrema relevância para a área e uma grande conquista para a nossa Uespi. A expectativa de início ainda para este primeiro semestre de 2024. A nossa Uespi celebra mais essa vitória e agradece à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) pelo apoio”, pontua a professora.

Segundo a docente, as demais propostas classificadas já estão em fase de atualização, de acordo com os direcionamentos da reunião. Segundo seus coordenadores, as equipes têm recebido importantes adesões de professores e especialistas da Comunidade Equidade, todos trabalhando em prol dos alunos e comunidade acadêmica.

Tópicos: professores, uespi, curso