Uespi abre inscrições para curso de Técnicas de Narração de Futebol para novos talentos

21/03/2023 12h07


Fonte pi.gov.br

Imagem: DivulgaçãoAs inscrições estão abertas até quinta-feira (23), com 20 vagas disponíveis.(Imagem:Divulgação)As inscrições estão abertas até quinta-feira (23), com 20 vagas disponíveis.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Programa de Bolsa Extensão Universidade (Pibeu), está com inscrições abertas para o curso de Técnicas de Narração de Futebol para novos talentos do Piauí. As inscrições estão abertas até quinta-feira (23), com 20 vagas disponíveis.

As aulas serão de forma on-line, sempre nas manhãs de sábado, das 9h às 10h30, de forma gratuita.

O projeto do Pibeu que é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex) tem como objetivos formar novos talentos para narração esportiva para rádio e TV no estado do Piauí, mostrar técnicas de narração de futebol, explicar como deve se comportar diante de narrações esportivas e utilizar das tecnologias digitais como suporte para narrações esportivas.

A metodologia trabalhada no curso, que terá carga horária de 120h e certificação emitida pela Prex, contém encontros on-line ao vivo para explicações e técnicas de narração para o rádio e TV, depoimentos de pessoas com experiência na área para ajudar no desenvolvimento narrativo, gravação de uma narração curta, treinamento para otimização da desenvoltura narrativa e estudo de esquemas de jogos.

Para o professor Josinaldo Oliveira, idealizador do projeto e ministrante do curso, a narração de uma partida de futebol engloba uma participação em conjunto entre o narrador, comentarista, repórter, o plantão esportivo e o técnico. Pensando nisso, ele destaca que profissionais experientes do Piauí e de outros estados serão convidados para ajudarem os alunos nesse processo de aprendizagem.

“Esses profissionais vão falar como é narrar futebol e como fazer para colocar essas transmissões no ar, destacando tudo o que é preciso. Nós vamos mostrar técnicas de narração, como se comportar diante de transmissões esportivas e utilizar tecnologias digitais como suporte para essas narrações”, acrescenta o docente.

Michael Resende, graduando em Jornalismo na Uespi está atualmente no 8º bloco do curso e será um dos ministrantes do curso. Ele, que já possui experiência em narração esportiva no rádio e na internet, comenta sobre as expectativas para as aulas, que segundo ele são grandes, até mesmo já pela grande procura.

“Já estou recebendo inúmeras mensagens de jovens apaixonados pela narração esportiva e que sonham trabalhar nesse meio. Esperamos atender a todos com uma ótima troca de conhecimento, prática e que depois do curso os mesmos possam ter oportunidade no mercado de trabalho. Hoje, a narração esportiva é um importante campo no jornalismo esportivo seja na TV, rádio ou internet. No entanto, para o bom desenvolvimento da narração é necessário técnica, conhecimento, emoção e, acima de tudo, muita prática. E é exatamente isso que oferecemos neste curso de Narração Esportiva”,
destaca Michel.

Critérios para as inscrições:

1) Jovens e adultos piauienses entre 16 e 35 anos (20 pessoas);
2) Morar no estado do Piauí;
3) A ordem de inscrição é o critério de escolha dos aptos ao curso, desde que estejam dentro dos itens 1 e 2.

Cronograma:

– As inscrições vão do dia 15 a 23/03
– Resultado será enviado aos e-mails dos aptos no dia 24/03
– Início do curso: 25/03

– Término do curso: 16/12
– Carga horária total: 120h

Certificação: Prex-Uespi


Tópicos: uespi, curso, esportivas