Todos os municípios piauienses inscrevem estudantes para 17ª Olimpíada de Matemática

29/03/2022 10h31


Fonte Seduc

O Piauí inscreveu 100% das escolas Públicas estaduais na 17ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). As inscrições foram feitas pelas escolas diretamente na página da Olimpíada e nesta edição será dividida apenas em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões.

A primeira fase da olimpíada deve ocorrer no dia 7 de junho e os classificados deverão realizar as provas da segunda fase no dia 8 de outubro. A ação é direcionada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio e busca estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, além de contribuir para a melhoria na qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentosos, incentivar seu ingresso em universidades e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

“Foi um trabalho que nós fizemos nas 21 Gerências Regionais da Educação (GRE). Cada gerência tem um coordenador que trabalha com a OBMEP. Então, foi com o apoio destes coordenadores que nós filtramos as escolas que ainda não tinham realizado a inscrição”,
explicou a supervisora estadual da olimpíada, Lafayette Carvalho.

DESTAQUES DO PIAUÍ NA OBMEP

Dentre os destaques da rede na OBMEP pode-se citar na 15ª edição da competição o total de quarenta medalhas, sendo: 4 Ouros, 15 Pratas e 21 bronzes, além de 291 certificados de menção honrosa entre os níveis 1, 2 e 3 da competição. Já na 16ª edição alunos, professores e escolas da rede pública de ensino do Piauí conquistaram 125 medalhas.

Com histórico de premiações nacionais, o CETI Augustinho Brandão, em Cocal do Alves, que em 2018 conquistou o prêmio Darcy Ribeiro de Educação, foi destaque na 15ª edição. Os 32 estudantes da escola que estavam inscritos conquistaram quatro medalhas de ouro, 13 pratas, 6 bronzes e 9 menções honrosas, nos três níveis de premiação.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: obmep, ensino, medalhas