Tema da redação do Enem 2025 foi debatido pelos professores da rede estadual nas revisões da Seduc
10/11/2025 09h55Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Divulgação
O tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira" foi abordado com antecedência pelos professores da rede estadual.
O tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira" foi abordado com antecedência pelos professores da rede estadual.O tema da Redação do Enem 2025, “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, não foi novidade para os estudantes da rede estadual do Piauí. Muito antes da prova, o assunto já fazia parte das discussões conduzidas pelos professores da Secretaria de Estado da Educação nas aulas do Laboratório de Redação e também nas revisões presenciais do Pré-Enem Seduc.
O assunto foi trabalhado em pelo menos três momentos que mostram o quanto o trabalho dos professores da rede está em sintonia com os temas e desafios do país.
O primeiro aconteceu em junho, quando o Laboratório de Redação trabalhou o tema “A questão do etarismo na sociedade contemporânea”, dentro do eixo Minorias Sociais. O segundo aconteceu em outubro, quando o assunto foi discutido nas escolas da rede, como no CETI Djalma Nunes, em Floriano. E a terceira vez aconteceu durante a revisão Pré-Enem Seduc, também em Floriano, onde mais de mil alunos participaram do aulão de forma presencial sobre possíveis temas da Redação, incluindo o envelhecimento da população brasileira.
Nas aulas, os estudantes debateram o que é o etarismo, de que forma o preconceito por idade ainda está presente na sociedade e como isso afeta a convivência e o mercado de trabalho. A professora Ana Letícia, mentora do Laboratório de Redação, lembra que o tema foi um dos mais discutidos ao longo do ano.
“Trabalhamos esse assunto em diferentes momentos, trazendo repertórios, dados e exemplos reais. Quando vimos o tema na prova, sentimos que nossos alunos estavam prontos, seguros e com argumentos sólidos”, relatou a professora.
No CETI Djalma Nunes, em Floriano, a professora Aureniva Delbora Gomes Leal também abordou o tema com os alunos no fim de outubro, reforçando valores como respeito, empatia e inclusão das pessoas idosas na sociedade.
“Isso mostra que o trabalho é intencional e conectado à realidade dos alunos, favorecendo a leitura crítica e a escrita argumentativa, sem se limitar à técnica, mas promovendo também formação cidadã e reflexão sobre temas atuais”, destacou a professora Aureniva Leal.
Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o resultado confirma o impacto do trabalho conjunto realizado ao longo do ano nas escolas estaduais e pela equipe do Pré-Enem Seduc.
“O Pré-Enem Seduc é um programa que une tecnologia, planejamento e sensibilidade social. Quando o tema do Enem reflete o que nossos alunos já debateram nas salas de aula e nas revisões, isso mostra que estamos preparando estudantes não só para o exame, mas para compreender o mundo com olhar crítico, humano e cidadão. Esse é o papel da Educação Integral que estamos construindo no Piauí”, destacou o secretário.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












