Sisu 2024: inscrições da única edição do ano abrem nesta segunda; veja regras e número de vagas

22/01/2024 09h12


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoProcesso seletivo para o Sisu 2024 começa em 22 de janeiro.(Imagem:Reprodução)Processo seletivo para o Sisu 2024 começa em 22 de janeiro.

As inscrições no processo seletivo para o Sisu 2024, programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas do país, começam nesta segunda-feira (22) e vão até quinta-feira (25).

O programa tem duas mudanças importantes:

Neste ano, terá apenas uma edição: só agora em janeiro. Não haverá mais o processo seletivo que era realizado no meio do ano.
Além disso, as regras para a adesão por meio de cotas também mudaram.
Abaixo, veja detalhes sobre essas mudanças e confira as respostas para outras dúvidas sobre o Sisu.

Datas do Sisu

Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada terá uma edição única. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 vai acontecer nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.

Portanto, para todos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas pelo Sisu neste ano, o cronograma será o seguinte:
  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade
  •  
Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.

Posso escolher em qual semestre vou entrar na faculdade?
Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

Opções de vaga

No ato da inscrição, o candidato deve selecionar até duas opções de curso ou universidade, que podem ser alteradas quantas vezes quiser, desde que entre 22 e 25 de janeiro.

Valerão as opções que estiverem marcadas no sistema às 25h59 do dia 25, quando o prazo de inscrição se encerra.

Uma dica é monitorar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep a cada madrugada. Elas dão uma boa noção das chances de classificação em cada curso.

Mudança nas cotas

O Sisu oferece vagas via Lei de Cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Mas, neste ano, foram anunciadas algumas mudanças para a candidatura a essas vagas:
  1. Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.
  2. Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício.
  3. Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na "lista geral" e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.

Total de vagas do Sisu

Neste ano, o Sisu contará com 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de educação superior.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com 9.240 vagas.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vagas, universidade, sisu