Sindicato aciona MPT para suspensão das aulas presenciais no Piauí

13/03/2021 16h25


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoSindicato aciona MPT para suspensão das aulas presenciais no Piauí(Imagem:Reprodução)Sindicato aciona MPT para suspensão das aulas presenciais no Piauí

O Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração Escolar do Estado do Piauí (Sinpro) acionou o Ministério do Trabalho para a suspensão das aulas presenciais por 15 dias. A decisão veio após o Sindicato das Escolas não acatar o pedido para manter apenas o ensino remoto durante o período considerado de pico da Covid-19 no estado.

Para o Sinpro, a situação de casos é alarmante e requer uma preocupação ainda maior com a saúde dos profissionais da educação e dos alunos.

“Estamos tentando por diversos meios, seja através do Ministério do Trabalho e até mesmo um ofício destinado ao governador para que haja uma audiência para discutir a suspensão das aulas presenciais. As escolas públicas estão de forma remota, porque não podemos? Não queremos fechar por muito tempo, somente até a situação melhorar, quando o cenário estiver mais seguro a gente faria uma avaliação para esse retorno”, declarou o diretor financeiro do Sinpro, Ricardo Lima Rodrigues.

Desde o início das aulas, em 15 de janeiro, até hoje já foram mais de 206 profissionais da educação infectados, além de 20 alunos infectados pelo novo coronavírus, segundo os dados repassados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) ao Sinpro. De acordo com o Sindicato dos professores e auxiliares, esses números podem ser ainda maiores, pois as escolas não estão atualizando os dados.

Negociações

Na quarta-feira (10), o Sinpro enviou um ofício ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe) pedido a suspensão das aulas presenciais, consequentemente manter o ensino remoto. No pedido, o Sindicato dos Professores considerou o colapso no sistema de saúde do estado, que sofre com a falta de leitos de UTI.

Em resposta, o Sindicato das escolas se posicionou contra a decisão. O presidente do Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração Escolar do Estado do Piauí (Sinepe), Marcelo Siqueira, negou casos de contaminação dentro das escolas e afirmou que a decisão para a suspensão das aulas cabe ao governo do estado.

No dia seguinte, o Sindicato dos Professores participou de uma audiência virtual com representantes do Sinepe, o COE e a Associação de Pais para debater a suspensão das aulas presencias e a manutenção do ensino remoto nas escolas particulares.

Na reunião ficou definido que as proposições e demandas apresentadas integrarão um documento a ser realizado pelo Ministério Público para que se obtenha um diagnóstico do contexto em que ocorre o processo de retomada das aulas presenciais no Piauí.