Sempi lança Campanha Agosto Lilás 2025 com foco na educação para o enfrentamento à violência contra

08/08/2025 10h05


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) lançou, nesSa quinta-feira (7), a Campanha Agosto Lilás 2025, em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha. A cerimônia foi realizada no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Júlia Nunes Alves, no bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina, com a presença de mais de 350 estudantes, professores e representantes de instituições parceiras.

A campanha tem como foco principal o papel da educação na prevenção da violência de gênero e na redução dos índices de feminicídio, promovendo o diálogo entre escolas e a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Durante o evento, foi lançado o projeto “Maria da Penha nas Escolas: Educação pela Vida das Mulheres”, a partir da assinatura de um acordo de cooperação entre o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Sempi. A iniciativa vai capacitar 350 profissionais da Educação Profissional e Tecnológica para atuarem na prevenção da violência de gênero.
Imagem: Ascom Sempi Secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa.(Imagem:Ascom Sempi )Secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa.

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, reforçou que a Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, representa uma das legislações mais importantes do mundo no enfrentamento à violência contra a mulher. “A lei trouxe avanços significativos, mas ainda temos muitos desafios, especialmente em relação à sua implementação nos municípios. A educação é uma ferramenta poderosa para desconstruir o machismo e promover uma cultura de respeito e igualdade”, afirmou.

O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, também participou da cerimônia e reforçou o compromisso da educação no enfrentamento à violência. “É muito importante esse debate, para que sejam feitas mudanças de posturas diante da violência, pois nenhuma mulher deve ser agredida. Essa parceria com a Sempi fortalece a escola como um ambiente seguro para todas as alunas e profissionais, porque irá transformar cada um em pessoas comprometidas no enfrentamento ao machismo”, afirmou.
Imagem: Ascom SempiSempi lança Campanha Agosto Lilás 2025 com foco na educação para o enfrentamento à violência contra a mulher(Imagem:Ascom Sempi)

A diretora de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis, delegada Bruna Verena, destacou a importância das ações educativas. “Estamos aqui fazendo o mais importante no combate à violência contra a mulher: trabalhar a prevenção por meio da educação. É preciso chamar a sociedade para refletir, mudar comportamentos e promover a igualdade”, afirmou.

A diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Sempi, Ana Cleide Nascimento, reforçou que o aniversário da Lei Maria da Penha é um momento de comemoração, mas também de responsabilidade. “É hora de celebrar os avanços, mas também de refletir sobre o que ainda precisa ser feito. A implementação efetiva das políticas públicas previstas na lei é urgente e necessária”, pontuou.
Imagem: Ascom SempiSempi lança Campanha Agosto Lilás 2025 com foco na educação para o enfrentamento à violência contra a mulher(Imagem:Ascom Sempi)

A comandante da Patrulha Maria da Penha no Piauí, major Leoneide Rocha, ressaltou o papel da escola como espaço estratégico de transformação social. “É na escola que se constrói uma nova sociedade, livre de violência contra as mulheres. Hoje, começamos mais uma importante etapa desse processo”, disse.

A diretora do Ceti, Francineth Medeiros, celebrou o protagonismo feminino. “Como mulher, como ativista e educadora, acredito no poder do conhecimento para garantir que nenhuma mulher passe por abuso ou violência. Estamos aqui para construir uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou.

Representando a comunidade estudantil, a aluna do 3º ano do ensino médio, Rayla Sousa, destacou a relevância do tema no ambiente escolar. “A Lei Maria da Penha é uma conquista importante. Falar sobre isso na escola é essencial, porque ainda há muitas formas de violência acontecendo com as mulheres”, disse.
Imagem: Ascom SempiDurante o evento, foi lançado o projeto

A diretora de Extensão Tecnológica do IFPI, Cléia Oliveira, esteve no evento representando o reitor Paulo Borges. “É uma honra participar de uma ação de tamanha magnitude. Vamos trabalhar para qualificar nossos profissionais e contribuir para o enfrentamento da violência contra as mulheres, que infelizmente ainda é uma realidade diária”, declarou.

O lançamento da campanha marca o início de uma série de atividades que serão realizadas durante todo o mês de agosto em diversas regiões do estado, promovendo debates, formações e ações de mobilização social em torno da luta pelo fim da violência contra a mulher.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: mulher, educa??o, viol?ncia