Seminário promove reflexão sobre o impacto da tecnologia na aprendizagem da comunidade surda do Piau

18/09/2023 14h41


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoSeminário promove reflexão sobre o impacto da tecnologia na aprendizagem da comunidade surda do Piauí.(Imagem: Divulgação)Seminário promove reflexão sobre o impacto da tecnologia na aprendizagem da comunidade surda do Piauí.

Os educadores que atuam no contexto educacional bilíngue com alunos surdos na rede pública estadual de ensino participaram, nesta segunda-feira (18), do I Seminário Setembro Bilíngue - “Libras em todas as mãos”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O evento foi realizado no formado híbrido, presencial e on-line, no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e com transmissão da plataforma do Canal Educação.

A programação foi destinada à comunidade surda e profissionais da Educação que atuam como intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O seminário teve como objetivo proporcionar as reflexões sobre o impacto da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da comunidade surda do Piauí.
Imagem: DivulgaçãoSeminário promove reflexão sobre o impacto da tecnologia na aprendizagem da comunidade surda do Piauí.(Imagem:Divulgação)Seminário promove reflexão sobre o impacto da tecnologia na aprendizagem da comunidade surda do Piauí.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, esteve na abertura do evento reforçando as experiências na rede estadual de ensino para ampliar o Atendimento da Educação Especial (AEE). “A nossa gestão tem trabalhado para fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência na educação, arte, esporte e cultura, ampliando o uso de novas tecnologias na educação. Temos 150 salas de AEE, seis centros especializados, convocamos intérpretes, ofertamos formações aos profissionais e iremos avançar rumo à universalização nas nossas escolas. A nossa missão é fortalecer, cada vez mais, a oferta de uma educação inclusiva para garantir oportunidades a todos”, declarou o secretário.

O evento ainda destacou a arte e o esporte como ferramentas de inclusão com a apresentação dos estudantes da Escola de Educação Especial Profa. Consuela Pinheiro, em parceria com a Apae. Os alunos Ellen Sofia, Maria Clara e Ryan interpretaram em Libras e declamaram a poesia "A borboleta" de Vinicius de Moraes e os estudantes do projeto de Parataekwondo demonstraram suas habilidades.
Imagem: DivulgaçãoSeminário promove reflexão sobre o impacto da tecnologia na aprendizagem da comunidade surda do Piauí(Imagem: Divulgação)

Participaram também do evento o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Sedi), Mauro Eduardo Cardoso; a secretária de Estado das Relações Sociais (Seres), Núbia Lopes; a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo; a gerente de Educação Especial da Seduc, Eleonora de Sá; dentre outros profissionais de educação.