Sem transporte escolar, estudantes da zona rural de Teresina enfrentam dificuldades para frequentar

04/08/2022 10h27


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeÔnibus escolares da cidade de Teresina.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Ônibus escolares da cidade de Teresina.

Alunos que moram na zona rural de Teresina reclamam da falta de transporte escolar. Eles são dos povoados Santa Maria, Santa Teresa, Cacimba Velha, Nova Alegria, Árvores Verdes, Alegria, e enfrentam dificuldade de locomoção para cumprir o calendário escolar.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) informou que vai entrar em contato com a empresa responsável pelo transporte para que amplie o número de veículos. (Confira a nota completa no fim da reportagem)

Em alguns casos, os pais precisaram fazer um esforço financeiro para pagar o transporte, para que as crianças não deixem de frequentar as aulas. Francisca da Silva Cunha, mãe de um estudante da Escola Benjamin Batista, no Centro de Teresina, contou ter pedido dinheiro emprestado há 15 dias para conseguir levar o filho para estudar, pois a unidade estava sem transporte desde o retorno das aulas.

Nesta quarta-feira (3), ela foi surpreendida com o transporte escolar circulando novamente.
“Graças a Deus, cheguei hoje tem ônibus. Espero que no segundo semestre também tenha. Acho que todas as mães vão ficar alegres, porque estávamos gastando muito”, comemorou.

Entretanto, a reportagem retornou à escola nesta quarta-feira (3) e acompanhou a chegada de alguns alunos que estão enfrentando a mesma dificuldade de deslocamento. “Só deu uma semana. Trocaram de motorista e ficamos sem ônibus. Estou vindo de moto, já faltei dois dias. Nem comecei os estudos e já fiquei sem ônibus para vir. Eu moro longe daqui”, reclamou o estudante Josué Lino.

Segundo alunos e funcionários, sete ônibus fazem o transporte escolar mas, no momento, apenas três estão circulando. Há duas semanas, a frota esteve completa, devido ao remanejamento de ônibus de outra escola que estava no período de férias.

Com o retorno das aulas, os estudantes voltaram a ficar sem transporte. “Começamos a utilizar os ônibus que eram enviados e durou uma semana e meia. Na sexta-feira (29), falaram que ia mudar de motorista. Na segunda-feira (1º), o ônibus não passou mais”, relatou o estudante Pedro Victor Bezerra.

Outra estudante relatou que, além dos gastos com transporte público, os estudantes ainda são prejudicados ao perder aulas devido à irregularidade dos horários dos ônibus municipais.

“Fica muito complicado para a gente, que tem que pegar ônibus às 5h40 para chegar às 7h30 na escola. Quando chegamos, já está no segundo horário e perdemos aula. Coletivo não tem horário certo e nos atrasados”, disse Ana Thaísa Rodrigues.

Thalysson da Silva mora no Povoado Alegria e também chegou atrasado. Ele contou as dificuldades para chegar à escola e que alguns estudantes estão desistindo de estudar. “A passagem é um pouco cara para algumas pessoas. Alguns não vão por causa disso. Além do valor, ainda tem mais de uma hora de trajeto, o ônibus muito lotado”, disse.

Atualmente, a tarifa da passagem inteira na cidade de Teresina varia entre R$ 4 e R$ 5. Nem todos os alunos têm a carteira que dá direito à meia passagem estudantil.

Morador do Povoado Santa Teresa, o estudante Micael diz que muitos alunos estão na mesma situação e não são informados quando ou se os ônibus irão voltar em quantidade suficiente.

“Se continuar, eu mesmo vou desistir de vir. Onde eu moro, não tem escola perto e sem o ônibus escolar dificulta muito mesmo. Estou gastando e a passagem não é barata”,
lamentou.

Nota Seduc

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) tomou conhecimento sobre a situação da Escola Benjamin Batista e irá notificar a empresa vencedora da licitação para prestação desse serviço, com o intuito de que ela amplie o número de veículos.