Seduckathon: Alunos intercambistas da rede pública fazem imersão em ecossistema de inovação
02/09/2025 22h02Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Ascom Investe Piauí
Seduckathon: Alunos intercambistas da rede pública fazem imersão em ecossistema de inovação.

Um grupo de 15 estudantes piauienses e três professores da rede pública estadual desembarcou em Berlim, na Alemanha, para vivenciar quatro semanas de imersão em inovação e tecnologia no Motion Lab Berlin, espaço reconhecido internacionalmente como hub de criatividade e empreendedorismo. A experiência faz parte da premiação do Seduckathon 2025, considerado o maior hackathon de escolas públicas do mundo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A chegada dos jovens à capital alemã foi possível graças também à articulação estratégica da Investe Piauí, que, ao lado da Seduc, vem ampliando parcerias internacionais e criando oportunidades concretas de aprendizado para estudantes da rede pública. A ação integra o convênio firmado em novembro de 2024, durante visita do governador Rafael Fonteles a Portugal, quando foi assinado um memorando de entendimento com a empresa Shake, organização que atua globalmente com projetos educacionais inovadores.
“Esse trabalho que realizamos fora do Brasil é fundamental para abrir portas e garantir que nossos estudantes tenham acesso a experiências transformadoras. A Investe Piauí atua como ponte, conectando o talento dos jovens piauienses com centros de referência em tecnologia e educação no mundo”, destacou Daniel Martins, diretor de Mercados Europeus da Agência.
A iniciativa contemplou, no mês de agosto, 20 alunos e quatro professores do Piauí em Lisboa, na TUMO Lisboa, centro de criatividade e tecnologia voltado para jovens. Agora, em Berlim, os intercambistas vão participar de oficinas, mentorias e visitas a empresas de inovação, ampliando a visão sobre o futuro das profissões e fortalecendo habilidades em áreas como robótica, design, empreendedorismo e programação.
A parceira europeia da Investe Piauí, a Shake, desempenha papel essencial nessa rede de cooperação. A organização tem como missão transformar a educação por meio de modelos pedagógicos inovadores, que estimulam pensamento crítico, criatividade e aprendizado contínuo.
O governador Rafael Fonteles realizou uma videochamada simultânea com os alunos e professores que estão na Alemanha e com o grupo que retorna de Portugal. “Aproveitem cada dia para adquirir o máximo de conhecimento. É uma oportunidade de ouro, que certamente vai agregar muito à jornada de todos vocês”, destacou.
Com a presença dos estudantes piauienses em centros como Lisboa e Berlim, de acordo com o diretor, o Seduckathon reafirma seu caráter transformador e internacional. “Já a Investe Piauí, por meio dessa atuação no exterior, consolida-se como elo fundamental para que o estado se projete globalmente, conectando educação, inovação e desenvolvimento”.
Ainda segundo Martins, além das atividades na Motion Lab Berlin, os estudantes terão uma agenda diversificada de visitas técnicas e vivências culturais, o que amplia o alcance formativo do intercâmbio. “É uma oportunidade que vai muito além do aprendizado acadêmico. Esses jovens voltam para o Piauí mais preparados, com uma visão global e motivados a aplicar esse conhecimento em suas comunidades”, reforçou Daniel.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook