Seduc vai selecionar professores de inglês para concorrerem a intercâmbio nos EUA

16/02/2024 10h50


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai selecionar quatro professores efetivos de Língua Inglesa, com atuação no Ensino Médio, para participar da etapa nacional de um programa de aperfeiçoamento realizado nos Estados Unidos que acontecerá em 2025 e terá a duração de cinco meses.

O programa, administrado no Brasil pela Comissão Fulbright, oferece para os professores da rede pública uma oportunidade de imersão na cultura americana, com todas as despesas pagas pelos promotores. Confira o edital completo aqui.

O período de inscrições para a etapa estadual deverá ser realizado até 20 de março de 2024, por meio do e-mail seducfulbrightpi@gmail.com. Para o referido e-mail, o candidato deverá enviar Inquiry Project e o documento FY24 Fulbright DAI Aplication (Anexo) devidamente preenchido.

Para se candidatar, o professor interessado deve cumprir alguns requisitos do edital, dentre eles possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010; ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura; não estar em estágio probatório; ter proficiência em inglês; dispender atualmente de, no mínimo, 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular; entre outros.

A seleção dos candidatos ocorrerá em três etapas: estadual, nacional e internacional. A Seduc irá conduzir a etapa estadual localmente, levando em conta o projeto individual (Inquiry Project) que será avaliado em todas as etapas de avaliação nacional e internacional.

Para elevar as chances de aprovação dos candidatos piauienses, a Seduc, por iniciativa própria, vai instruir os candidatos em cinco encontros on-line para aperfeiçoamento do projeto individual e dicas para obtenção de uma boa nota do TOEFL ITP/IBT. Os encontros ocorrerão às quartas-feiras, de 21 de fevereiro a 20 de março, das 19h às 21h.

Os quatro professores selecionados na etapa estadual pela Seduc serão indicados à Comissão Fulbright e continuarão o processo seletivo na etapa nacional. A Seduc reforça que ser selecionado na etapa estadual não implica na concessão automática da bolsa para a formação nos Estados Unidos.

Programa de aperfeiçoamento – Ao final do processo seletivo, o professor selecionado participará de um semestre acadêmico em uma universidade americana. Além de aperfeiçoamento em inglês, o programa inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em educação.

As atividades terão início em agosto de 2025 e incluirão, também, estágio supervisionado em escola de ensino médio, para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: seduc, programa, ensino