Seduc vai quadruplicar número de escolas com cursos técnicos em 2024

27/12/2023 10h43


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) promove um salto expressivo no Programa Educação Profissional e Tecnológica, integrado à Educação de Jovens e Adultos (EjaTec), que a partir de 2024 será ofertado em 355 escolas estaduais. Em 2023, o programa esteve presente em 64 unidades de ensino, beneficiando 8.185 estudantes com 20 cursos em áreas como gestão, saúde e tecnologia da informação.

Para 2024, vão ser oferecidos 25 cursos técnicos, incluindo Administração, Agente Comunitário de Saúde, Análises Clínicas, Comércio, Contabilidade, Controle Ambiental, Energias Renováveis, Enfermagem, Farmácia, Finanças, Gastronomia, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção Automotiva, Marketing Digital, Pesca com ênfase em processamento de pescados, Porto, Recursos Humanos, Saúde Bucal, Secretariado, Segurança do Trabalho, Turismo, Vendas e Zootecnia.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, ressaltou que os números são resultados do trabalho iniciado no primeiro ano do governo de Rafael Fonteles e demonstram o compromisso em fazer da educação do Piauí uma referência nacional.

"Em apenas um ano, temos um avanço de 454% no número de escolas estaduais que vão oferecer ensino profissionalizante para alunos do Piauí. Esse salto significativo reflete o empenho conjunto em proporcionar oportunidades de formação técnica e profissional, fortalecendo o cenário educacional do estado. O EjaTec resgata a dignidade de pessoas que estavam fora da escola por algum motivo e faz com que elas voltem a sonhar com a transformação de suas vidas e de suas famílias", frisou o secretário.

O diretor da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Amílcar Ximenes, informou que as matrículas para o EjaTec 2024 já podem ser realizadas. As escolas ofertantes e as opções de cursos estão disponíveis no edital de matrículas da Rede Estadual de Educação, no site da Seduc: https://www.seduc.pi.gov.br/matricula.

Raimunda Pimentel, gestora escolar do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Maria Rodrigues das Mercedes, destaca o trabalho de busca ativa realizado pela comunidade escolar para atrair mais pessoas de volta à escola.

"Nós oferecemos um ambiente adequado para acolher os filhos das nossas alunas que estudam à noite e não têm onde deixar as crianças. Tenho certeza de que essas alunas, podendo deixar seus filhos em um ambiente seguro, consigam voltar para a escola e estudar", conta Raimunda.

Segundo Raimunda Pimentel, as políticas implantadas pela Seduc este ano contribuíram bastante para o aumento da procura.

"Concluímos agora a nossa primeira turma de EjaTec nos cursos de Administração e Informática. Queremos resgatar essas pessoas e oferecer toda a estrutura necessária para que possam concluir os estudos e ingressar no mundo do trabalho tão sonhado", finaliza a gestora.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: seduc, cursos, escolas