Seduc traz especialista Dora Kaufman para palestra sobre Inteligência Artificial na Educação Básica

19/09/2025 09h28


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAutora do livro Desmistificando a Inteligência Artificial e colunista da revista Época Negócios, Dora Kaufman dialoga com educadores piauienses sobre os impactos da IA na sala de a(Imagem:Divulgação)Autora do livro Desmistificando a Inteligência Artificial e colunista da revista Época Negócios, Dora Kaufman dialoga com educadores piauienses sobre os impactos da IA na sala de aula.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) promove, nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 11h, a palestra “Fundamentos da IA na Educação Básica”, ministrada por Dora Kaufman, uma das maiores especialistas brasileiras em Inteligência Artificial e Design Digital. O encontro será realizado no auditório do Centro Cultural de Línguas da Seduc (CCL), em Teresina, e reunirá professores da disciplina de Inteligência Artificial e Robótica da rede estadual.

Professora e pesquisadora da PUC-SP, Dora Kaufman é referência nacional quando o assunto é Inteligência Artificial. Com uma carreira marcada por contribuições acadêmicas e práticas, ela se destaca por abordar os impactos éticos, sociais e regulatórios da tecnologia. Além das salas de aula, Dora é colunista da revista Época Negócios, colaboradora do Globo, palestrante requisitada em eventos no Brasil e no exterior e autora do livro Desmistificando a Inteligência Artificial. Sua visão conecta inovação, ética e arte, ampliando o debate sobre o futuro da IA no cotidiano da sociedade.

A vinda da especialista ao Piauí reforça a política do Governo do Estado de universalizar o Ensino de Tempo Integral com oferta de disciplinas inovadoras, como Inteligência Artificial e Robótica. Uma das prioridades da Seduc é investir na formação contínua dos professores, trazendo nomes de peso para colaborar com o fortalecimento dessa área que já faz parte do dia a dia dos jovens e da sociedade como um todo.

Além da palestra, Dora Kaufman visitará o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, na zona norte de Teresina, onde acompanhará de perto como a disciplina de Inteligência Artificial vem sendo implementada na prática nas escolas da rede estadual.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância dessa agenda. “O Piauí foi pioneiro nas Américas ao tornar a Inteligência Artificial disciplina obrigatória na educação básica. Isso só é possível porque temos professores comprometidos e buscamos constantemente qualificá-los. A presença da professora Dora Kaufman reforça nosso compromisso de preparar cada vez mais nossos professores e estudantes para acompanhar e protagonizar os avanços tecnológicos que transformam o mundo”, afirmou.