Seduc realiza acolhida a estudantes nas 33 cidades polos de aplicação de provas do Enem

06/11/2023 15h23


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA secretaria organizou postos para realizar um momento de acolhida e garantir o engajamento dos alunos da rede pública de ensino.(Imagem:Divulgação)A secretaria organizou postos para realizar um momento de acolhida e garantir o engajamento dos alunos da rede pública de ensino.

Nervosismo, ansiedade, confiança e muitas expectativas de conseguir ingressar no ensino superior foram alguns dos sentimentos expressados pelos estudantes do Piauí e de todo o Brasil, durante o primeiro dia de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesse domingo (5). Este ano, 99.644 estudantes foram esperados em 33 cidades (polos de aplicação) piauienses.

Para demonstrar apoio e incentivar os candidatos nesse momento tão importante, o secretário da Educação, Washington Bandeira, esteve presente no campus Pirajá, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), participando da ação “Dia E do Enem” promovido pela Secretaria da Educação (Seduc) em todas as Gerências Regionais de Educação (GREs), levando ânimo e muita motivação aos participantes do Enem.

“Hoje é um dia muito especial para os nossos estudantes e eles estão muito bem preparados para fazerem a prova do Enem e obterem a tão sonhada aprovação para ingresso no ensino superior. Estamos aqui com a equipe do Pré-Enem e da 4ª GRE na Uespi entregando água, caneta, chocolate e a nossa mensagem e o nosso voto de confiança para os nossos estudantes, desejando que eles façam uma excelente prova”,
declarou o gestor.

Equipes das Gerências Regionais de Educação organizaram postos nos locais de aplicação de prova em Teresina e nos demais municípios do estado para realizar um momento de acolhida e garantir o engajamento dos alunos da rede pública de ensino, com a ação "Dia E” do Enem. Na ocasião, foi feita a entrega de canetas, garrafas de água mineral, chocolates, além de uma palavra de otimismo e confiança antes da prova.

Prestes a iniciar a prova, a estudante Maria Rita, ex-aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, localizado na zona sudeste de Teresina, revelou que pretende ingressar no curso de Enfermagem e contou as expectativas para o Enem. “Minha perspectiva para realizar a prova este ano está grande. Eu me preparei bastante para este momento e espero que seja um sucesso”, disse a participante.

Composta por 90 questões, sendo 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma Redação dissertativa-argumentativa, as provas desse domingo tiveram início às 13h30 da tarde, se estendendo até as 19h da noite. Os participantes tiveram 5 horas e meia para responder a prova.

Na preparação dos estudantes da rede pública estadual de educação para o Enem, a Seduc trabalhou com diversas estratégias ao longo do ano. Por meio do maior programa de inclusão universitária do país, o Novo Pré-Enem Seduc, uma grande equipe de professores capacitados percorreu diversos municípios do estado levando revisões e preparatórios para o Enem aos estudantes da 3ª série do ensino médio, com orientações e dicas para a prova. Além disso, ações de revisões com games levaram competições educativas para atrair os estudantes com foco na preparação para o Enem.

Passe Livre

Proporcionando a locomoção dos estudantes para os locais de prova, a Seduc realizou a distribuição de Passes Livres para 14.915 estudantes que fazem o Enem 2023.

O secretário Washington Bandeira destaca que o Passe Livre Enem é uma política do Governo do Estado e da Seduc que garante a assistência aos estudantes que necessitam do transporte público para comparecerem à prova do Enem.

“Esse projeto, que vem desde 2017, foi fortalecido com a distribuição de mais cartões este ano. No ano passado foram entregues 2.200 cartões e, este ano, ampliamos para 3.915 em Teresina, além dos 11 mil alunos do interior que estão sendo atendidos pelo transporte escolar nos dias do Enem”, informou o gestor.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estudantes, enem, prova