Seduc premia estudantes vencedores da II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira

13/11/2025 09h04


Fonte Governo do Piauí

A animação tomou conta da cerimônia de premiação da II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc LEM 2025), realizada pela Secretaria de Estado da Educação, na tarde dessa quarta-feira (12), no Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José (CCL), em Teresina.

A programação continua nesta quinta-feira (13), com uma imersão linguística, incluindo oficinas formativas e um torneio de comunicação que coloca em prática o uso real dos idiomas. Entre as atividades estão as simulações “O Mundo dos Negócios em Inglês e Espanhol” e “Shark Tank Intercultural”, nas quais os participantes apresentam pitches, negociam ideias e vivenciam situações autênticas de empreendedorismo.
Imagem: DivulgaçãoPremiação da Seduc LEM 2025 reúne finalistas de todo o estado.(Imagem:Divulgação)Premiação da Seduc LEM 2025 reúne finalistas de todo o estado.

A abertura da comemoração reuniu os estudantes com os 100 melhores desempenhos em Língua Inglesa e Espanhola na etapa de prova de proficiência da Olimpíada, que contou com a participação de mais de 2.500 alunos.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que a iniciativa fortalece as competências linguísticas e amplia as oportunidades dos alunos em intercâmbios e carreiras internacionais. “É uma competição saudável que motiva, envolve e desenvolve leitura, escrita, escuta e fala em outros idiomas”, afirmou o gestor.
Imagem: DivulgaçãoWashington Bandeira destacou a importância da Seduc LEM para o fortalecimento do ensino de línguas estrangeiras na rede pública.(Imagem:Divulgação)Washington Bandeira destacou a importância da Seduc LEM para o fortalecimento do ensino de línguas estrangeiras na rede pública.

Ao longo do dia, os alunos passaram por testes de habilidades específicas que culminaram no resultado final da competição. Todos os 100 estudantes participantes da etapa presencial foram agraciados com medalhas, sendo 25 de ouro (15 para Língua Inglesa e 10 para Língua Espanhola), 35 de prata (21 para Língua Inglesa e 14 para Língua Espanhola) e 40 de bronze (24 para Língua Inglesa e 16 para Língua Espanhola).

Dono do melhor desempenho entre os concorrentes de Língua Inglesa, o estudante Dimas Gabriel Mendes, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, de Teresina, exibiu orgulhoso a medalha de ouro que lhe garantiu o primeiro lugar. “A experiência Seduc LEM me deixou com a sensação de dever cumprido com a escola e com o sistema de educação como um todo. Gostei muito de ganhar essa medalha. Descobri a língua inglesa quando acompanhava uma série e acabei aprendendo sem querer. A Olimpíada me ajudou bastante a interpretar textos e resolver problemas”, comemorou o estudante do 2º ano do Ensino Médio.

Na disputa em Língua Espanhola, a aluna Joycilane dos Santos, do CETI Doroteu Sertão, do município de Joaquim Pires, foi a grande vencedora. Fã das cantoras Shakira e Rosalía, Joycilane contou que encontrou na música o caminho para o aprendizado do idioma. “É a primeira vez que participo da Olimpíada e obter esse resultado logo de primeira é muito gratificante. É realmente uma grande oportunidade, não só para mim, mas para todos os estudantes que estão aqui presentes. Independentemente da classificação, todos irão voltar para casa com grande valor de aprendizagem, e é isso o que realmente importa”, relatou a estudante.
Imagem: DivulgaçãoFinalistas da Seduc LEM 2025 celebram o desempenho no aprendizado de novos idiomas(Imagem:Divulgação)Finalistas da Seduc LEM 2025 celebram o desempenho no aprendizado de novos idiomas

A cerimônia também prestigiou os docentes que se destacaram nesta edição da Olimpíada. No ensino de Língua Espanhola, a premiada foi a professora Suzana Rego, do CETI Raldir Cavalcante, de Teresina. No ensino de Língua Inglesa, o professor reconhecido foi Francielton de Sousa, do CETI Professora Cleonice de Castro Teles, de Luzilândia.

Dentre as Gerências Regionais de Educação (GREs), destaque para a 2ª GRE, que obteve o melhor desempenho em Espanhol, e para a 19ª GRE, reconhecida pelo melhor resultado em Inglês.

A Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna é uma ação de caráter cultural, educacional e formativo. Integrada ao Programa Seduc Olímpica, a competição tem como foco a valorização do ensino de línguas estrangeiras, no fortalecimento das habilidades comunicacionais e no protagonismo estudantil e docente.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estudantes, seduc, olimp?ada