Seduc inicia Semana Pedagógica com orientações sobre lei que proÃbe uso de celulares nas escolas
22/01/2025 15h47Fonte Governo do PiauÃ
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu, nesta quarta-feira (22), a Semana Pedagógica 2025. O encontro, realizado on-line, reuniu gerentes regionais e coordenadores para planejar o início do ano letivo. As aulas nas escolas da rede estadual do Piauí estão previstas para começarem no dia 3 de fevereiro.Na abertura da Semana, a superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Faria, destacou que, neste ano, todas as escolas de ensino médio rede estadual terão oferta de Tempo Integral. Faria também reforçou a importância do acolhimento aos professores.
"Este é o momento de a escola se engajar, promover a interação e refletir sobre a importância do ensino em tempo integral. Contamos com 512 escolas de ensino médio nesse formato e queremos que os professores se envolvam e compreendam o papel transformador deste projeto, que está revolucionando a educação no nosso estado", afirmou Viviane Faria.
A reunião apresentou o planejamento pedagógico para 2025, diretrizes para o ensino em tempo integral, calendário de avaliações, cronograma do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e ações do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).
Imagem: Reprodução
Seduc inicia Semana Pedagógica com orientações sobre lei que proíbe uso de celulares nas escolas
Seduc inicia Semana Pedagógica com orientações sobre lei que proíbe uso de celulares nas escolasProibição do uso de celulares
Outro tema em destaque foi a Lei Estadual nº 8.563/2025, que proíbe o uso de celulares, tablets e relógios inteligentes em escolas estaduais. Publicado no Diário Oficial na última terça-feira (21), o decreto regulamenta a norma e já está em vigor.
A superintendente de Ensino, Viviane Faria, ressaltou que as escolas precisam ajustar seus regimentos internos para incluir regras, sanções educativas e mecanismos de fiscalização. “Cada unidade deve estabelecer normas claras de proibição, punições educativas e formas de controle seguindo as orientações da Lei”, explicou.
O decreto proíbe o uso dos aparelhos durante o horário regular de aulas, intervalos, recreios e atividades extracurriculares, exceto quando registrados no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e previamente autorizados.
Alunos com deficiência que dependam de tecnologias assistivas têm permissão para usar os dispositivos, desde que previsto no Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE).
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que a Semana Pedagógica é essencial para alinhar metas e estratégias antes do início do ano letivo. “Queremos alcançar o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Este é um momento de diálogo e planejamento, com foco na universalização do Tempo Integral, preparação dos estudantes para o Saeb e em mudanças como a restrição ao uso de celulares”, afirmou.
A Semana Pedagógica 2025 prossegue até 31 de janeiro, com atividades presenciais e on-line.
Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao












