Seduc encerra Formação Continuada para professores no atendimento às creches

10/11/2023 15h39


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoSeduc encerra Formação Continuada para professores no atendimento às creches(Imagem: Divulgação)Seduc encerra Formação Continuada para professores no atendimento às creches

Mais de 2.500 pessoas acompanharam por meio do Canal Educação, nesta sexta-feira (10), o encerramento do módulo das Formações Continuadas do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) no âmbito da Expansão para o Atendimento às Creches. O módulo IV com a temática “A creche e a relação com a família” encerrou a programação. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o programa Pacto pelas Crianças do Piauí.

No encontro, o professor doutor Vital Didonet, referência da educação da primeira infância, realizou a palestra envolvendo tema de creche e família. “Parabenizo a Secretaria da Educação por oferecer esta oportunidade aos profissionais para aprofundar o conhecimento, no sentido de intercâmbio de experiências. Como professores da educação infantil estamos diante de um ser completo, que é a criança, e que está em permanente desenvolvimento, portanto, as formações devem ser contínuas”, lembrou o palestrante.

Professores da Educação infantil (creches), coordenadores Regionais e Municipais do PPAIC, gestores Escolares e dirigentes Municipais de Educação de municípios como Simplício Mendes, Cocal-PI, Vila Nova-PI, Assunção do Piauí, São Félix, Curimatá, entre outros, acompanharam a transmissão.

O chat ao vivo na plataforma permitiu uma maior interação entre os professores, mediadores e o público na transmissão. A professora Márcia Patrícia elogiou a formação com o olhar voltado ao público infantil. “Desde as formações anteriores os palestrantes comentam sobre este cuidado de alinhar nossa prática às teorias para um melhor desenvolvimento da criança”, disse.
Imagem: DivulgaçãoProfessores da educação infantil da rede pública estadual, participaram da formação continuada em 4 módulos com atividades por meio do Canal Educação.(Imagem:Divulgação)Professores da educação infantil da rede pública estadual, participaram da formação continuada em 4 módulos com atividades por meio do Canal Educação.

“Desde o ato da matrícula, a família tem de ser acolhida e ouvida. Antes do primeiro dia de aula seria muito bom ter um momento na escola para a família junto com os professores”, observou a professora Elenice Souza.

As formações continuadas foram realizadas no formato remoto, através do Canal Educação, com carga horária total de 16 horas, subdivididas em 4 módulos com atividades para professores que atuam nas creches através dos formadores regionais e municipais.

O secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, destacou a garantia pela Seduc, de capacitação visando à primeira infância. “Desde agosto estamos neste trabalho de garantia da aprendizagem para as nossas crianças com o curso de formação continuada para todos os professores e gestores escolares que atuam com crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Desta forma, iremos ampliar o atendimento da primeira infância no Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) nos municípios do território piauiense”, finalizou o gestor.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao