Seduc divulga resultado dos classificados para 2ª etapa da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa

28/09/2023 15h25


Fonte Governo do Piauí

 A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulga a relação dos 120 estudantes da rede estadual de ensino classificados para a 2ª etapa da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI). A competição faz parte do programa Seduc Olímpica e contou com a participação 24.831 de estudantes da 3ª série do ensino Médio na primeira fase.

“Nosso objetivo é fortalecer nas escolas essa cultura de participação e preparação dos estudantes para as Olimpíadas de Conhecimentos. Já tínhamos algumas escolas com esse movimento e resolvemos transformar essas iniciativas em uma ação de rede, porque acreditamos que as olimpíadas têm esse cunho pedagógico. A gestão do governador Rafael Fonteles tem investido muito para identificar talentos e gerar mais oportunidades de aprendizagem”, comentou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Os classificados para a próxima fase participam, de 16 a 19 de outubro, de uma imersão em Teresina com atividades de formação e realização do Torneio Leitura e Escrita. Além dos 120 estudantes, 63 professores de Língua Portuguesa também participam da formação, cujo foco é aprimorar o ensino da leitura e da escrita.

A confirmação da inscrição dos estudantes selecionados para a segunda etapa deve ser feita no site da Seduc, até dia 30 de setembro. “O coordenador ou diretor da escola em que o estudante está matriculado é o responsável por essa confirmação. O formulário está disponível no site da Seduc, no hotsite do Seduc Olímpica, no link: https://www.seduc.pi.gov.br/Seducolimpica", explica Antônio Amaral, coordenador da Olimpíada.

No mesmo formulário, o gestor também deverá fazer a inscrição do professor de Língua Portuguesa que vai acompanhar os estudantes durante a imersão. Caso não seja confirmada a inscrição no prazo previsto no cronograma, o estudante será considerado desistente e será chamado outro estudante do cadastro de reserva, por ordem decrescente de colocação, de acordo com a nota dos simulado realizados na 1ª etapa da OLINPI”, ressalta Antônio Amaral.

A premiação dos estudantes terá como critério as notas do torneio e, caso ocorra empate, as notas dos mini testes de leitura e escrita aplicados durante a Imersão serão usadas para desempate. Ao todo, serão 20 medalhistas de ouro, 40 de prata e 60 de bronze. Os professores serão homenageados com menção honrosa. A solenidade de premiação dos medalhistas da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI) ocorrerá dia 19 de outubro.

Confira o resultado

Tópicos: estudantes, seduc, estudante