Seduc avalia resultados do Saepi com foco na melhoria do desempenho escolar

12/04/2023 13h32


Fonte pi.gov.br

Imagem: DivulgaçãoEvento reuniu as equipes do PPAIC, gerentes regionais de Educação e dirigentes municipais de Educação nesta terça-feira (11).(Imagem:Divulgação)Evento reuniu as equipes do PPAIC, gerentes regionais de Educação e dirigentes municipais de Educação.

Com o intuito de analisar os resultados das avaliações do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), da avaliação de fluência e do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), a Secretaria da Educação (Seduc-PI) realizou um evento de forma híbrida que reuniu as equipes do PPAIC, gerentes regionais de Educação e dirigentes municipais de Educação nesta terça-feira (11), no Diferencial Eventos, em Teresina. A transmissão ao vivo ficou responsável pelo Canal Educação através do YouTube.

De acordo com a assessora do Regime de Colaboração da Seduc, Gabriela Oliveira, o evento possibilita avaliar o processo de ensino e aprendizagem e elencar mudanças necessárias em suas práticas pedagógicas com o objetivo de melhorar o desempenho escolar dos estudantes.

“O evento tem como objetivo conscientizar a Rede sobre a situação da alfabetização no Estado do Piauí. É com esse monitoramento da educação pública ofertada que temos os subsídios para que as políticas públicas educacionais possam ser aperfeiçoadas”,
explica.
Imagem: DivulgaçãoEvento reuniu as equipes do PPAIC, gerentes regionais de Educação e dirigentes municipais de Educação nessa terça-feira (11).(Imagem:Divulgação)

Cleverson Moreira, coordenador Estadual do PPAIC, defende que a cultura de avaliação de resultados seja ainda mais incorporada pelas equipes pedagógicas.

“Receber as equipes regionais é uma satisfação. Trocar ideias, sentir a energia do trabalho na educação em várias regiões do Piauí é fundamental no processo educacional. É fundamental que essa cultura de avaliação seja compreendida, uma vez que, avaliar os resultados permite que possamos aprender mais e proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes”, comenta.

A análise dos resultados das avaliações SAEPI, avaliação de fluência e avaliação PPAIC possibilitam a criação de um painel da educação da rede estadual e municipais do Piauí, ferramenta fundamental na elaboração de políticas públicas para a área. O evento contou ainda com a presença do Palestrante José Anderson de Araújo, analista de resultados de aprendizagem do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) da Associação Bem Comum.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: evento, equipes, ppaic