Saepi 2021 será aplicado em maio para 217.065 estudantes piauienses

19/04/2021 15h35


Fonte Governo do Piauí

A ligação entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e municípios ganhou mais um reforço, nesta quinta-feira (15), com a apresentação do Sistema de Avaliação do Piauí (Saepi), que deverá ser aplicado a 217.065 estudantes das redes estadual e municipal de ensino, de 10 a 14 de maio. Essa é uma das frentes de trabalho do PRO Piauí Educação, que consiste no desenvolvimento do estado por meio de ações e políticas para o desenvolvimento social.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, explicou, ainda em janeiro deste ano, que a “cooperação entre estados e municípios, no chamado regime de colaboração, é um caminho promissor para garantir a qualidade do ensino em todas as etapas da educação básica”. Nesta quinta, na abertura do evento virtual transmitido pelo Canal Educação, o secretário reforçou que a política de avaliação está sendo expandida a todo o Piauí para que os municípios possam avaliar as redes locais.

O momento de pandemia impôs muitos desafios aos estudantes e aos profissionais e o momento avaliativo é de fundamental importância para a concepção de novas estratégias para a garantia da formação escolar. A aplicação das avaliações será em maio, mas as equipes já estão recebendo as capacitações.

“Há meses, as escolas públicas brasileiras estão fechadas. A pandemia da Covid-19 impôs consequências difíceis para a educação do país e do nosso estado. Nesse período atípico, é fundamental concentrar todos os esforços para a recuperação da aprendizagem dos estudantes piauienses. A avaliação do Saepi, frente a esse contexto, será determinante para identificar as lacunas de ensino geradas pela suspensão das aulas presenciais, para garantir o cumprimento dos objetivos pedagógicos de 2021 e assegurar intervenções assertivas”, explicou Maria José Mendes, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc.

A ação se integra a duas outras: Pro-Alfabetização na Idade Certa, que visa assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma; e o ICMS Educação, instituído pela lei nº. 7429/2020, que destina parte da distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios com base nos resultados da aprendizagem dos alunos colhidos pela avaliação do Saepi.

Saepi 2021

A avaliação de entrada compreenderá a aplicação de testes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, envolvendo 217.065 estudantes das redes estadual e municipal de ensino. A avaliação contemplará os estudantes regularmente matriculados do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, de ambas as redes, e os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio regular, da rede estadual.

A formação para os colaboradores do Saepi 2021 será on-line, dias 15 e 16 de abril, das 9h às 12h, pelo Canal Educação, com todos os coordenadores estaduais, regionais e municipais do sistema, sendo um total de 500 pessoas.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews