Reitores de universidades federais participam de encontro na UFDPar

03/12/2023 22h08


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Reprodução / UFDParReitores de universidades federais participam de encontro na UFDPar sobre os desafios instituições recém-criadas.(Imagem:Reprodução / UFDPar)

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), localizada em Parnaíba, vai sediar na próxima quinta-feira, dia 7, um encontro que vai discutir os desafios das instituições de ensino superior recém-criadas. O evento vai contar com a participação de pelo menos nove reitores de universidades de todo o Brasil.

O evento vai abordar a situação das universidades chamadas novíssimas (UFSB, UNIFESSPA, UFCA e UFOB) e super novas (UFDPar, UFJ, UFCAT, UFR, UFNT, UFAPE), que foram criadas nos últimos anos e que ainda enfrentam desafios para a efetiva instalação. As "novíssimas", que são quatro, foram criadas em 2013, já as supernovas, que são seis, foram criadas em 2018.

O reitor da UFDPar, João Paulo Macedo, explica que o evento tem como objetivo comemorar os aniversários de cinco e dez anos das criações das novas universidades e discutir os avanços e as características em comum das instituições.

"O evento é para comemorar de forma integrativa os cinco e dez anos de criação dessas universidades, com um encontro para debater nossas especificidades, avanços e desafios comuns, considerando o fato de sermos universidades interiorizadas, que ampliaram o acesso para o ensino superior federal em três regiões brasileiras, tendo contribuindo para a formação de pessoal altamente qualificiado, produção de conhecimento e transformação territorial e social", citou.

No evento, está prevista a participação de reitores, vice-reitores e pró-reitores de 9 instituições de todo o Brasil: Universidade Federal de Catalão (Goiás), Universidade Federal do Norte do Tocantins, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Universidade Federal do Cariri (Ceará), Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal de Rondonópolis (Mato Grosso) e Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará.

O evento é aberto para participação de estudantes, professores, técnicos e membros das comunidade que tenham interesse no tema. Mais informações, acesse a página do evento clicando aqui

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook