Reaproveitando computadores antigos, estudantes da rede estadual em Campo Maior criam videogame

29/11/2024 09h24


Fonte Governo do Piauí

Passado, futuro e sustentabilidade se encontram em projeto desenvolvido por estudantes da rede estadual na cidade de Campo Maior. O Videogame Retrô foi desenvolvido por quatro alunos da 2ª série do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Raimundinho Andrade.

O projeto, que reaproveita computadores antigos para criar um arcade multijogos, será destaque na I Feira das Profissões do Ceti, que acontece nesta sexta-feira (29).

O videogame retrô combina a nostalgia dos clássicos com inovação, utilizando um sistema baseado em Linux. A estrutura foi montada em madeira, com botões inspirados em modelos antigos e placas capazes de interpretar os comandos dos jogadores.

“Essas placas têm uma funcionalidade semelhante às placas Arduino, amplamente utilizadas em projetos de robótica. Como o sistema é multijogos, conseguimos incluir cerca de 10 mil jogos clássicos no arcade”, explicou o professor Segundo Passos, idealizador do projeto.
Imagem: DivulgaçãoMesa de jogos - CETI Raimundinho Andrade(Imagem:Divulgação)Mesa de jogos - CETI Raimundinho Andrade

Enzo Yeggo, de 16 anos, um dos estudantes envolvidos, destacou que nunca havia tido contato com esse estilo de videogame e descreveu a experiência como divertida e enriquecedora.

“Participar da criação da mesa de jogos foi muito divertido. Já joguei em outros videogames, como Playstation, e conhecia jogos como Street Fighter, mas o modelo que desenvolvemos era novidade para mim. Aprendemos sobre peças de computadores e até montamos partes holográficas”, conta o estudante.

O professor Segundo Passos destacou que a Feira de Profissões tem como tema “Tecnologia e Inovação” e o projeto foi escolhido para mostrar aos visitantes o potencial criativo e comercial dos jogos retrô. “Além de reutilizar aparelhos, o mercado de jogos e minigames é promissor, tanto para a venda de sistemas multijogos quanto para a fabricação de fliperamas, oferecendo possibilidades comerciais de baixo custo”, afirmou o professor.
Imagem: Divulgação Mesa de jogos - CETI Raimundinho Andrade(Imagem:Divulgação) Mesa de jogos - CETI Raimundinho Andrade

Outro destaque do evento será o projeto Seduc Guard, desenvolvido por cinco alunos do Ceti Raimundinho Andrade e um dos vencedores do Seduckathon. Como reconhecimento, os estudantes foram selecionados para um intercâmbio educacional na Coreia do Sul. Durante a Feira de Profissões, os jovens compartilharão suas vivências internacionais com os visitantes, inspirando outros estudantes a explorar novas possibilidades acadêmicas e profissionais.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância da Feira das Profissões para inspirar os jovens a explorar diferentes áreas de atuação, além de apresentar à comunidade os benefícios que a Escola de Tempo Integral integrada à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica vem trazendo para os estudantes.

“A Seduc oferece 61 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral, contemplando diversas áreas do conhecimento. Essa integração proporciona aos nossos jovens uma formação completa, que alia a excelência acadêmica ao preparo técnico, conectando-os ao mundo do trabalho”, pontuou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: jogos, placas, videogame