Projeto "Se Liga" vai focar na prevenção às drogas nas escolas estaduais

27/06/2023 09h45


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoProjeto Projeto "Se Liga" vai focar na prevenção às drogas nas escolas estaduais.

O ambiente escolar torna-se um espaço estratégico para a disseminação de informações sobre a prevenção às drogas e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Neste cenário, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é parceira da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí (Cendfol) para a execução do projeto “Se Liga – Prevenção que transforma, futuro que inspira”.

Lançado em solenidade no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Zacarias de Góis – Liceu Piauiense, nessa segunda-feira (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, o projeto “Se liga” terá como objetivo trabalhar temáticas por meio de palestras, rodas de conversas, materiais gráficos e audiovisuais relacionados à prevenção às drogas e fomento à organização do projeto de vida saudável de jovens, residentes em áreas de vulnerabilidade social do Piauí.

O programa é norteado pelo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (2022) que define a prevenção às drogas em três níveis: primário ou universal, secundário e terciário. Dentro do projeto, os estudantes da rede pública estadual serão contemplados no eixo I do programa “Se Liga – Juventudes”, que contempla os jovens na faixa etária dos 15 aos 21 anos.
Imagem: DivulgaçãoWashington Bandeira, secretário da Educação.(Imagem:Divulgação)Washington Bandeira, secretário da Educação.

Presente à solenidade, o secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância de intervenções junto aos adolescentes, pautadas por ações pedagógicas promovidas pela Cendfol e a Seduc que resultem no afastamento da criminalidade. “Este é um programa relevante que contempla as escolas de ensino Médio, com ações pedagógicas e preventivas contra o uso de drogas. O projeto prevê intervenções nas disciplinas regulares de forma transversal e na disciplina de projeto de vida com estímulo à vida saudável para os nossos jovens”, informa Washington Bandeira.
Imagem: DivulgaçãoTiago Vasconcelos, coordenador-geral de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer.(Imagem:Divulgação)Tiago Vasconcelos, coordenador-geral de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer.

Segundo o coordenador-geral de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos, as ações serão realizadas de forma transversal e levarão para as escolas capacitações, tanto para professores quanto para estudantes. “A ideia é construir módulos de instrução para os estudantes com palestras, rodas de conversas e um momento de escuta ativa sobre a temática. Os professores serão agentes ao levar a mensagem com aulas de instrução e avaliação para medir o nível de entendimento do conteúdo”, esclarece o coordenador.

Ainda na programação de lançamento do projeto “Se Liga”, os estudantes do Liceu Piauiense acompanharam a palestra “O esporte como Instrumento Transformador”, mediada pelo vice-campeão medalhista olímpico em Sidney (2000) no atletismo, o piauiense Cláudio Roberto.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: drogas, projeto, estudantes