Projeto quer tornar obrigatório ensino de primeiros socorros em escolas do Piauí

20/07/2022 15h03


Fonte cidadeverde.com


Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto de lei que quer tornar obrigatória a adoção do programa de Lições de Primeiros Socorros para alunos da educação básica, da rede pública e privada do Piauí.

A proposta foi apresentada pelo deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), e agora vai tramitar nas comissões técnicas, onde precisa ser aprovada para seguir para votação no plenário da Alepi.

De acordo com o projeto, as escolas devem ensinar aos alunos a maneira mais correta e segura para lidar com situações de emergências que exijam intervenções rápidas, assim como devem capacitar os professores e os funcionários da educação básica para poderem exercer os primeiros socorros sempre que houver qualquer acidente nas escolas onde é necessário um atendimento imediato, além disso devem disponibilizar aos funcionários cursos teóricos e práticos de procedimentos em primeiros socorros.

A proposta ainda determina que devem ser realizadas palestras e atividades educativas para alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Imagem: DivulgaçãoProjeto quer tornar obrigatório ensino de primeiros socorros em escolas do Piauí(Imagem:Divulgação)Projeto quer tornar obrigatório ensino de primeiros socorros em escolas do Piauí

As escolas, creches, berçários, escolas maternais, estabelecimentos de recreamento infantil e similares devem manter durante cada turno, em suas dependências e nas atividades externas, pelo menos 1/3 de professores e funcionários habilitados para procedimentos de primeiros socorros.

“Para salvar centenas de vidas, basta, muitas vezes, a divulgação adequada de informações. Dicas simples como a posição e movimentação certa no momento de engasgamento pode salvar vidas. E para dar publicidade a esses conhecimentos vitais, é necessária uma formação complexa. Algumas horas já são satisfatórias para a absorção de noções de primeiros socorros em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita”, afirmou o parlamentar em sua justificativa apresentada para a aprovação do projeto.

Em caso de descumprimento, a escola pode ser notificada, receber uma multa de 400 UFR-PI, que será aplicada em dobro no caso de reincidências, e se a situação não for regularizada, poderá ocorrer até a cassação do alvará de funcionamento ou de autorização concedida pelo órgão de educação, quando se tratar de creche ou estabelecimento particular de ensino ou de recreação.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: projeto, escolas, socorros