Projeto "Parlamento do Futuro" busca promover a formação cidadã e política dos estudantes

13/09/2023 14h43


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoProjeto Projeto "Parlamento do Futuro" busca promover a formação cidadã e política dos estudantes.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é uma das parceiras do projeto “Parlamento do Futuro”. Uma ação da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizada, por intermédio da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão (Elepi), e em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)

O projeto foi lançado, nessa terça-feira (12), e contou com a presença de 120 estudantes da rede estadual de Educação e autoridades no Cine Teatro da Alepi. Durante a solenidade, os órgãos assinaram o termo de cooperação para a execução do projeto.

Trazendo a importância do poder legislativo e suas funções para o exercício de uma cidadania ativa, o projeto “Parlamento do Futuro” busca proporcionar aos estudantes da rede estadual de Educação uma experiência de aprendizagem focada na juventude, refletindo sobre a vida política na sociedade e a força da democracia.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que o projeto faz parte de um dos segmentos da missão do Governo do Estado para o Tempo Integral. “Queremos promover a verdadeira educação no seu sentido integral nos quatro segmentos. Um desses segmentos educacionais é a educação cidadã, que é fortalecida com esse projeto baseado na ética, no senso crítico, na democracia e na cidadania. Nós vamos ajudar os nossos jovens a terem uma formação cidadã melhor, sobretudo, com essa vivência especial que eles terão na Assembleia Legislativa do Piauí, conhecendo o que os deputados fazem no seu dia a dia”, declarou Bandeira.

Para participar do projeto, os alunos precisam estar matriculados no ensino Médio em escolas públicas estaduais. Em um processo semelhante às eleições para deputados, as 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) realizarão um processo eleitoral para a escolha de 30 alunos, mais suplentes, dos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí. Os estudantes terão três dias de experiências na Assembleia Legislativa, acompanhando os processos legislativos e os trâmites legais, com acesso ao plenário e às discussões das comissões setoriais da Casa.

Para o estudante Luís Fernando Soares, da Unidade Escolar Benjamin Batista seria um prazer imensurável participar do “Parlamento do Futuro” e poder aprender cada vez mais. “Teremos uma oportunidade única dentre os estados do Brasil, tendo em vista a importância da democracia em nossa sociedade. É o momento de mostrar que pode haver uma inclusão social de todos os estudantes do estado. Nós podemos, sim, estarmos dentro da Assembleia, aprendendo e mostrando que temos a capacidade de participar”, disse o jovem.

A estudante da 1ª série do ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pinheiro Machado, Geovana Sousa, revelou que com o projeto ela espera poder se posicionar melhor. “Esse é um projeto de grande importância e que visa à política. Como cidadã, ele vai me ajudar muito a aprender a me posicionar e agregar conhecimento a respeito do legislativo e as funções de um deputado na sociedade”, afirmou.

O presidente da Alepi, Franzé Silva, ressaltou que o “Parlamento do Futuro” está abrindo a Assembleia Legislativa para a educação e para os estudantes. “Nosso objetivo é estimular o despertar da democracia por meio do protagonismo estudantil e ter o processo Legislativo cada vez mais debatido no chão da escola. Os estudantes se envolverão em todos os processos de uma democracia: criação de partidos, campanha eleitoral e eleição. Os eleitos virão à Alepi para assumir os seus mandatos e participar do processo de criação de uma lei”, enfatizou o presidente.

Para o deputado estadual e presidente da escola do Legislativo Wilson Brandão, Francisco Lima, não há democracia sem harmonia entre os poderes. “Esse projeto tem como objetivo intensificar o envolvimento das pessoas, sobretudo da juventude. É por isso que os eleitos irão vivenciar três dias aqui, fazendo tudo que os parlamentares fazem. Então, isso é um exercício real para as pessoas compreenderem qual é o papel do legislativo”, afirmou o parlamentar.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews