Projeto Ouvidoria na Escola leva ações para Avelino Lopes e Bom Jesus no sul do PiauÃ
27/11/2025 10h26Fonte Governo do PiauÃ
O Projeto Ouvidoria na Escola, realizado pela Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), avança para o interior do Piauí, chegando, nessa quarta-feira (26), aos municípios de Avelino Lopes e Bom Jesus, no sul do estado. A ação reforça o compromisso com a formação cidadã, promovendo o diálogo e oferecendo um canal de escuta qualificada para os estudantes.As ações foram realizadas no Ceti Deputado Fernando Monteiro (Avelino Lopes) e no Ceti Joaquim Parente (Bom Jesus), reunindo estudantes, professores, equipes escolares, representantes da Seduc e da Ouvidoria do Estado.
Imagem: Ascom OGE-PI
Iniciativa fortalece a educação cidadã e aproxima estudantes do exercício da participação social.
Iniciativa fortalece a educação cidadã e aproxima estudantes do exercício da participação social.Durante os encontros, os participantes conhecem, de forma clara e prática, como funciona o Estado, a divisão e atribuições dos poderes, o papel da Ouvidoria e os diferentes tipos de manifestações que podem ser registradas, como sugestões, elogios, reclamações, denúncias e solicitações. As atividades também reforçaram o valor da participação comunitária e o impacto da voz do cidadão nas decisões públicas.
A programação incluiu momentos de diálogo aberto, tira-dúvidas e um quiz interativo, que estimulou a aprendizagem de forma lúdica e aproximou ainda mais os estudantes dos temas tratados.
O ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, destacou a importância da iniciativa na construção da cidadania desde a educação básica. “A Ouvidoria na Escola é um espaço para mostrar aos jovens que participação social é dever e direito. Quando aproximamos o cidadão do funcionamento do Estado, fortalecemos a democracia e incentivamos uma cultura de respeito, responsabilidade e diálogo. É gratificante ver o interesse dos estudantes e perceber que eles querem ser protagonistas na construção de uma sociedade melhor”, disse
Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












