Projeto Mais Formação: Saeb vai capacitar cerca de mil professores no Piauí

30/08/2023 16h19


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAs ações são voltadas para professores de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas que são cobradas no Enem.(Imagem:Divulgação)As ações são voltadas para professores de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas que são cobradas no Enem.

O Projeto Mais Formação: Saeb vai capacitar cerca de mil professores em todo o estado do Piauí. A atividade acontece paralelamente às revisões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante as viagens do Pré-Enem na Estrada.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com atividades voltadas para preparação com foco na matriz dos itens descritores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A formação vai atuar na melhoria dos índices de aprendizagem e ajudar na estratégia pedagógica dos professores em sala de aula.“Nessa gestão, estabelecemos a formação dos professores, como um dos temas prioritários para esse ano, reconhecendo a importância do professor na aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, na qualidade da educação e nos ajudando a alcançar a nossa meta que é ficar nas primeiras colocações do Ideb”, ressaltou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

As ações são voltadas para professores de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas que são cobradas no exame.

Para o professor de Língua Portuguesa e Redação, Francisco Rufino, que participou da edição Pré-Enem + Pré-Saeb na Estrada, no último final de semana em São Raimundo Nonato, o Mais Formação: Saeb foi uma experiência muito exitosa e positiva. “Foi uma troca de experiências, passei minha didática para os professores presentes, eles passaram um pouco da deles para gente. Cumprimos o cronograma formativo, que traz na sua esfera habilidades para fazer o aluno diferenciar fato de opinião, com metodologias práticas que atraem o olhar e a atenção do estudante. Sentimos uma sinergia legal, esse projeto com certeza vai ser um diferencial para alavancar nossa nota no Ideb”, enfatiza o professor.

“A agenda de formação com os professores da rede é realizada com foco na preparação dos professores e trabalha a matriz de referência de leitura e resolução de questões. Queremos melhorar o desempenho dos nossos estudantes, trabalhar com metodologias ativas, onde os professores conheçam melhor a inteligência de correção da prova, e além disso, consigam utilizar mecanismos e estratégias de aprendizagem para favorecer o estudante na hora de realizar a prova. Além de trabalhar o engajamento para a participação dos nossos estudantes e o Piauí sair avançando as suas posições no Ideb”,
completa a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo.

 

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews