Programa Do Piauí para o Mundo terá 300 vagas em 2026, anuncia Rafael Fonteles

07/01/2026 16h05


Fonte Governo do Piauí

O governador Rafael Fonteles recebeu, nesta quarta-feira (7), os estudantes da rede pública estadual selecionados para o intercâmbio internacional do Programa Do Piauí para o Mundo, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A novidade é que a iniciativa ampliará para 300 o número de vagas em 2026.

Neste grupo, 20 alunos e quatro professores embarcam, no dia 9 de janeiro, para Singapura, onde participarão de uma imersão educacional de 30 dias voltada à formação tecnológica e cultural.

A viagem faz parte da premiação concedida aos vencedores do programa, que estimula o protagonismo estudantil e o uso da tecnologia na educação pública. Esta edição Do Piauí para o Mundo contempla 130 estudantes e 26 professores da rede estadual, com intercâmbios realizados em seis países diferentes.


Durante o encontro, Rafael Fonteles apresentou aos estudantes e familiares os detalhes do intercâmbio e destacou a importância do investimento em educação e o impacto da iniciativa na rede pública de ensino.

“Mais uma equipe de estudantes da rede pública do Piauí está indo para o exterior. Chegou a vez do time que vai para Singapura. São 20 estudantes de Campo Maior, Boqueirão, Paulistana e Teresina, além de quatro professores, que vão aprofundar seus conhecimentos em tecnologia e viver uma grande experiência cultural. E, claro, quando eles voltam, impactam toda a comunidade escolar, repercutindo na vida de muita gente. É o Piauí provando que é possível, sim, alcançar grandes sonhos a partir da escola pública”, disse o governador.
Imagem: Gabriel PaulinoPrograma Do Piauí para o Mundo terá 300 vagas em 2026, anuncia Rafael Fonteles(Imagem:Gabriel Paulino)

Programação

Ao longo do intercâmbio, os alunos participarão de treinamentos e workshops em tecnologia digital, com foco em inteligência artificial, computação em nuvem, segurança cibernética e programação, além de certificações internacionais e visitas técnicas a empresas e centros de inovação. A programação inclui ainda atividades culturais e turísticas aos fins de semana, ampliando a vivência educacional no país asiático.

O secretário da Educação, Rodrigo Torres, destacou que este é o sexto grupo do programa a realizar intercâmbio internacional. “Eles terão uma imersão em educação tecnológica, com aulas, visitas a grandes empresas e certificações em áreas como Python, segurança cibernética e inteligência artificial. Ao retornarem, também são conectados a empresas do Piauí, fortalecendo toda a rede estadual”, reforçou o gestor.
Imagem: Gabriel PaulinoPrograma Do Piauí para o Mundo terá 300 vagas em 2026, anuncia Rafael Fonteles(Imagem:Gabriel Paulino)

Expectativa

A estudante Vitória Barbosa, da zona rural de Teresina, destacou a emoção ao ser selecionada para o intercâmbio. “É uma oportunidade muito grande. Desde a inscrição, foi uma experiência incrível, com muita expectativa, até dar certo. A Seduc nos deu toda a assistência, sempre orientando e não deixando faltar nada. Sou muito grata ao governador, ao secretário Rodrigo, a toda a equipe, aos professores e aos meus colegas, porque cada um teve um papel fundamental para estarmos aqui hoje”, disse a aluna.
Imagem: Gabriel PaulinoPrograma Do Piauí para o Mundo terá 300 vagas em 2026, anuncia Rafael Fonteles(Imagem:Gabriel Paulino)

O professor Marcos Resende, que acompanhará o grupo, ressaltou o orgulho de fazer parte da formação dos estudantes. “É uma experiência que todos nós, professores, temos orgulho de viver. São alunos da Seduc com um potencial muito grande, e temos a honra de incentivá-los a se tornarem cidadãos melhores, tanto na vida acadêmica quanto profissional”, pontuou o docente.
Imagem: Gabriel PaulinoPrograma Do Piauí para o Mundo terá 300 vagas em 2026, anuncia Rafael Fonteles(Imagem:Gabriel Paulino)

Além da programação acadêmica e cultural, todos os participantes receberão kits completos de viagem, notebook e um auxílio financeiro de US$ 250 para despesas pessoais, garantindo mais conforto e autonomia durante o período em Singapura.