Programa Cheff Escolar irá otimizar o trabalho desenvolvido por nutricionistas da Seduc

17/05/2023 13h41


Fonte Seduc-PI

Imagem: DivulgaçãoPrograma Cheff Escolar irá otimizar o trabalho desenvolvido por nutricionistas da Seduc.(Imagem:Divulgação)Programa Cheff Escolar irá otimizar o trabalho desenvolvido por nutricionistas da Seduc.

Com objetivo de otimizar e administrar de forma rápida e eficaz todas as etapas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Cheff Escolar irá contribuir para facilitar o desenvolvimento das atividades das nutricionistas que compõem a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O programa faz parte da empresa de software Digix, em parceria com a Seduc, no qual, por meio de um software, será possível obter informações consistentes em tempo real sobre o processo de alimentação escolar, reduzindo os riscos de multas e sanções administrativas por perda de prazos e descumprimento de leis.

Segundo Simone Bastos, nutricionista técnica responsável pela alimentação escolar da Seduc, a equipe da Digix esteve presente na Seduc durante 2 dias com nutricionistas do órgão para realizar um teste guiado sobre as funcionalidades do software cujo objetivo é dinamizar a gestão da alimentação escolar.

“No teste guiado foram apresentadas as funcionalidades do software, demonstrando a agilidade que o mesmo poderá oferecer para a equipe de nutrição, tendo em vista que é possível fazer importação de informações de sistemas internos da rede para a realização do planejamento orçamentário. Também foram demonstradas funções que agilizam a elaboração de cardápios e a análise nutricional, fato que mostra bastante válido, tendo em vista a necessidade dos nutricionistas de executarem outras atividades obrigatórias determinadas pela legislação vigente”,
detalha a nutricionista.

O programa Cheff Escolar está sendo apresentado por toda a equipe da Seduc que engloba o PNAE, dentre elas as nutricionistas da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), servidores do setor financeiro, além de nutricionistas das Gerências Regionais de Educação (GREs) de Teresina.

De acordo com a assessora de negócios da Digix, Tabatha Bensiman, o software otimiza etapas como: cálculo per capita, elaboração dos cardápios, contratação de fornecedores via licitação até a prestação de contas.

“O nosso objetivo essa semana é apresentar e fazer um teste guiado da solução Cheff Escolar, que faz a gestão completa do PNAE. Fazemos todo o processo dentro de uma solução e isso dá muito celeridade ao trabalho. Com o software, as nutricionistas conseguem acompanhar o trabalho das merendeiras, da entrega da alimentação escolar, além de acompanhar o crescimento e evolução das crianças e adolescentes. As nutricionistas ficam focadas muito mais na parte nutricional do que em elaboração de cardápio ou em solicitar mudanças. Tudo isso fica automatizado dentro do sistema com mais facilidade e é isso que viemos apresentar para ver a aceitabilidade e foi super aderente, elas gostaram bastante. Iremos customizar para entregar”, explica.

Para a especialista no programa Cheff Escolar da Digix, Evelyn Chiavagatti, o software irá promover mais tecnologia, favorecendo ainda mais o trabalho da Seduc.

“Esse programa está sendo pensado para atender à Seduc e as necessidades do PNAE dentro do estado do Piauí para conseguir otimizar ainda mais o trabalho, que é muito manual, colaborando para que seja dedicado mais tempo para questões estratégicas e evolução nutricional de fato dos alunos e que isso contribua para uma melhor educação, trazendo mais tecnologia e favorecendo o trabalho dentro da Seduc”, finaliza.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao