Professores da Uespi serão empossados como sócios efetivos do Instituto Histórico e Geográfico do PI
24/08/2025 13h47Fonte Governo do PiauÃ
A professora Antonia Valtéria Melo Alvarenga e o professor Doutor Pedro Pio Fontineles Filho serão empossados, no dia 29 de agosto, às 15h, como sócios efetivos do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí (IHGPI). A cerimônia será na Academia de Ciências do Piauí e integra o ciclo de conferências e diplomações definido pelo Instituto para o segundo semestre de 2025.A incorporação dos docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi)ao quadro efetivo do IHGPI representa o reconhecimento de trajetórias acadêmicas consolidadas e afirmação pública do compromisso da Universidade com a preservação da memória, a produção de conhecimento e o diálogo entre ensino, pesquisa e sociedade.
Ao lado de outros nomes das áreas de História e Geografia, a presença dos professores reforça a missão do Instituto de fortalecer a identidade piauiense por meio da historiografia e da geografia do estado.
Para o Prof. Dr. Pedro Pio Fontineles (CCHL/História – Campus Clóvis Moura), a eleição para o quadro efetivo do IHGPI significa assumir uma missão. “Ser eleito como sócio efetivo é, antes de tudo, aceitar o chamado e a missão para dar continuidade e contribuir com essa tarefa de responsabilidade tamanha”, afirma Professor Doutor Pedro Pio Fontineles Filho.
Ele ressalta que o IHGPI é uma instituição centenária, fundada em 1918, e lembra a proximidade histórica com a Academia Piauiense de Letras, fundada em 1917. Ao relacionar a conquista à sua trajetória, o docente descreve uma caminhada que começa em 2000 como discente do Curso de História da UESPI, passa pela docência na educação básica e, a partir de 2006, consolida-se no ensino superior, no Campus Clóvis Moura. “É a honraria e o reconhecimento de minha trajetória como professor e pesquisador da área da História”, reforça Professor.
A dimensão pessoal também é central no testemunho do professor, que associa a conquista à própria história de vida. “Vindo de família humilde, trabalhando desde criança como feirante no Mercado Público do Dirceu Arcoverde I, conseguir tal reconhecimento é mais uma prova de vitória minha e de minha família”, destaca o professor Pedro Pio Fontineles Filho, sublinhando o papel da educação e do trabalho como motores de transformação social.
Para a professora Antonia Valtéria Melo Alvarenga (CCHL/História – Campus Poeta Torquato Neto), a notícia da eleição foi recebida com um duplo sentimento. “Foi uma grata surpresa receber a indicação e o aceite para integrar, como sócia efetiva, o IHGPI”, relata. Ao mesmo tempo em que percebe “a alegria pelo reconhecimento” por uma trajetória dedicada ao conhecimento histórico. “Estar entre os membros de uma instituição centenária como o IHGPI significa honrar a memória de quem construiu sua história e assumir o compromisso de representar aqueles que se reconhecem em sua missão”, afirma Professora.
Marco institucional para a Uespi e para o Piauí
A posse dos docentes é também um marco institucional. Na avaliação de professor Pedro Pio Fontineles Filho, a presença de professores da UESPI no IHGPI aproxima a universidade de espaços tradicionais de intelectualidade e reconhece a qualidade do corpo docente. Ele enfatiza que a Uespi sempre esteve muito bem representada no Instituto e em outros ambientes de produção intelectual, e que a posse de novos docentes confirma a qualidade e o compromisso de quem se dedica ao ensino, à pesquisa e à extensão.
“Quem tem a ganhar com essa troca entre gerações é a sociedade”, resume Pedro Pio Fontineles Filho, ao tratar da pluralidade de abordagens que a renovação do quadro traz para o debate historiográfico e geográfico.
Na mesma direção, a professora Antonia Valtéria Melo Alvarenga enxerga na posse o reconhecimento e a valorização de profissionais que preservam a memória e estudam a realidade social, cultural e territorial do estado.
“Assumimos o papel de guardiões da memória, intérpretes da realidade e protagonistas na construção de um saber plural e democrático, profundamente enraizado na vida social e cultural do Piauí”, afirma a professora.
Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews