Professores da Uespi ampliam conhecimentos em programas de mestrado e doutorado

15/11/2023 12h08


Fonte Governo do Piauí

Pelo menos 90 docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão ampliando seus conhecimentos através de programas de mestrado e doutorado. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP/Uespi), professor Dr. Rauirys Alencar, informou que a universidade mantém parcerias de cooperação com instituições para qualificação de profissionais de nível superior. No momento, três docentes estão em programas de mestrado, 83 no doutorado e quatro em programas de pós-doutorado.

Atualmente, a Uespi está formando doutores em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), por meio do Doutorado Interinstitucional em Enfermagem. Além disso, a Uespi quer ofertar Mestrado Interinstitucional (MINTER) e Doutorado Interinstitucional (DINTER) pelo Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Rauirys Alencar destaca os incentivos que a universidade oferece aos seus docentes para a busca de aprimoramento acadêmico, incluindo a liberação dos encargos docentes, permitindo que o professor se dedique integral ou parcialmente aos estudos sem prejuízo salarial, conforme estabelecido pela resolução CONAPLAN n. 001/2014.

Além disso, existe a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí (Fapepi), que amplia as oportunidades, uma vez que a instituição lança editais destinando uma porcentagem de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para os docentes aprovados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu fora do Estado.

“A Uespi tem entre os objetivos a construção de ações associadas e complementares, sob os aspectos da oferta regular de Cursos de Pós-Graduação e da capacitação permanente de professores e técnicos", frisa o pró-reitor.




Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews