Professores comentam questões de matemática e ciências da natureza do Enem 2023

12/11/2023 23h12


Fonte G1 PI

O g1 ouviu os professores do Equação Certa sobre as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 deste domingo (12). Foram aplicadas as provas matemática e ciências da natureza.

Física
Imagem: Andrê Nascimento/g1 PiauíProfessor de física Rawlinson Ibiapina.(Imagem:Andrê Nascimento/g1 Piauí)Professor de física Rawlinson Ibiapina

Segundo o professor de física Rawlinson Ibiapina, a prova de ciências da natureza contou com 15 questões, concentrando na maior parte dos conteúdos, especialmente em ondulatória e em mecânica.

"Foram duas questões sobre ondulatória e tinha parte também de cinemática presentes na prova de natureza. Nesse ano percebemos que a quantidade de questões de eletricidade e magnetismo foi menor, vimos apenas duas questões, uma que envolvia circuitos simples e uma a parte de eletromagnetismo, especialmente na parte de indução eletromagnética. Contemplamos também questões de termodinâmica e gases, questões bem interessantes por sinal, que cobraram basicamente a compreensão das aplicações. Aplicações tecnológicas, aplicações gerais", comentou.

Para o professor, a prova apresentou nível das questões, em relação ao ano passado, foi um pouco mais de interpretação do ponto de vista científico.

"Conteve menos contas, mas uma prova bem elaborada. Uma prova que poderia ter sido mais bem distribuída, mas contemplou basicamente todos os conteúdos", disse.

Matemática
Imagem: Andrê Nascimento/g1 PiauíProfessor de matemática Chaguinha.(Imagem:Andrê Nascimento/g1 Piauí)Professor de matemática Chaguinha

O professor Chaguinha contou que dentro da prova de matemática foram em média 28 questões fáceis, 12 questões médias e 5 questões mais difíceis.

"Sendo que essas questões mais difíceis a maioria não era por conta do grau de complexidade do conteúdo, mas por causa das contas a serem realizadas, os valores utilizados que dava para o aluno realmente ter muito trabalho e acabar se enganando por muitas vezes. A distribuição do conteúdo veio dentro do esperado, questões ainda de funções, geometria espacial no cálculo de áreas e volume de sólidos, questões de probabilidade, geometria plana", analisou.

Chaguinha destacou ainda que a prova todo ano traz uma questão de escala, estatística, análises de gráficos, mas o aluno precisava ter atenção para não ser induzido ao erro.

Biologia
Imagem: Lívia Ferreira/g1 PiauíProfessor de biologia Honeidy (Imagem:Lívia Ferreira/g1 Piauí)Professor de biologia Honeidy 

O professor de biologia Francisco Honeidy avaliou que a prova de ciências de natureza estava bem distribuída, que contemplava temas de relevância, como questão dos fito-hormônios, do etileno, da biorremediação.

"Questões relacionadas, distribuindo tudo desde a genética, questões de um nível interessante, como, por exemplo, a questão de micronúcleo, que fala sobre a genotoxicidade. As questões foram maravilhosas, simplesmente a prova estava perfeita", comentou.

Química
Imagem: Lívia Ferreira/g1 PiauíProfessor de química Argeomar Alves(Imagem:Lívia Ferreira/g1 Piauí)Professor de química Argeomar Alves

Segundo o professor de química Argeomar Alves, a prova foi dentro da expectativa, cobrando assuntos como química verde e meio ambiente, assim como foi na prova de ciências humanas e linguagens.

"As questões de cálculo apareceu uma questão de IPv e NRT, o Enem nunca tinha cobrado questão de gás. Uma aplicação simples, converter o volume, a temperatura, as unidades dentro da aplicação da forma. Uma questão de estereometria trabalhosa. Acredito que alguns alunos podem ter perdido muito tempo nessa questão. Uma de cálculo mais simples, mas só três de cálculo. Doze questões teóricas, questões boas, questões, por exemplo, de orgânica, analisar a estrutura da cadeia carbônica. Vinha trazendo um tensoativo, um detergente não biodegradável, e deixava claro que era ramificação", destacou.

A prova também trouxe uma questão falando sobre ligação iônica, oxigênio com metal. Já a parte sobre o meio ambiente era de energia, dentro dela vinha a radioatividade, a fissão nuclear, a produção de energia.

Calendário Enem 2023

A divulgação do gabarito está marcada para o dia 24 de novembro e os resultados para o dia 16 de janeiro de 2024.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: professor, enem, prova