Professora dá dicas para responder questões de espanhol no Enem 2021

20/11/2021 08h38


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoProfessora dá dicas para responder questões de espanhol no Enem 2021(Imagem:Reprodução)Professora dá dicas para responder questões de espanhol no Enem 2021

A professora de língua espanhola Flaviana Sousa listou algumas dicas aos candidatos que optaram por responder às questões da disciplina no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

A prova de espanhol será aplicada neste domingo (21). As questões estarão no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Além desta área, no primeiro dia do Enem, os estudantes serão testados quanto aos seus conhecimentos em relação a Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação.

Estrutura

A prova de espanhol contém cinco questões, que são basicamente interpretativas. Cada uma delas irá conter um texto em língua espanhola, que poderá ser literário, publicitário, em formato de anúncio, tira cômica ou de outro tipo.

Embora o texto seja em espanhol, o enunciado da questão e as alternativas serão em português. Segundo a professora, isso ajudará o candidato a compreender melhor que a questão pede.

Dica da professora: primeiro, leia o enunciado da questões com as alternativas para depois ir para o texto. Assim, você ganha tempo, pois já vai para o texto sabendo o que a questão quer. Quando for para o texto, a docente sugere que seja lido primeiro o título. A partir daí, você pode ir para o corpo do texto, assimilando com o título e, assim, chegando na alternativa correta.

Base gramatical

Apesar de as questões da prova serem interpretativas, o candidato deve ter conhecimentos sobre os aspectos gramaticais da língua espanhola para facilitar a compreensão do texto.

A professora Flaviana Sousa citou alguns assuntos que o estudante deve conhecer para se dar bem na prova: tempos verbais, conjunções adversativas e "heterosemánticos" - palavras que são iguais ou semelhantes (tanto na grafia como na pronúncia) em português e espanhol, porém possuem significado diferente.

Práticas de leitura

Os textos que aparecerão nas questões de espanhol são de temas atuais. É por este motivo que é importante a leitura de textos atuais em espanhol, visto que o candidato fica sabendo sobre o que está acontecendo no mundo e ainda conhece novas palavras da língua.

O candidato pode encontrar textos jornalísticos em espanhol, por exemplo, nos veículos de comunicação El Clarín (Argentina), El País (Espanha) e El Universal (México).