Professor dá dicas sobre como estruturar uma redação campeã no Enem 2020

07/12/2020 14h36


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoUma revisão geral acerca da prova de redação do Enem.(Imagem:Divulgação)Uma revisão geral acerca da prova de redação do Enem.

Um dos pontos mais esperados do Enem e mais discutidos nos dias seguintes à prova é o tema da prova de redação. Mas seja qual for o tema, segundo o professor de redação Thiago Morais, é fundamental que o aluno não fuja da proposta colocada pelo exame e saiba como organizar suas ideias num texto coerente.

As dicas do professor Thiago nesta segunda-feira (7) são sobre a segunda competência analisada pelos avaliadores de redação do Enem: a compreensão da proposta de redação. Leia abaixo as dicas do professor.

As competências observadas na redação do Enem:
  • Competência 1 - domínio da norma culta da língua escrita.
  • Competência 2 - compreender a proposta da redação.
  • Competência 3 – coerência do texto.
  • Competência 4 - conhecimento dos mecanismos linguísticos.
  • Competência 5 - proposta de intervenção para o problema abordado.
1 – Entender bem a proposta

O professor Thiago Morais comentou que a leitura atenta do tema e dos textos de apoio pode ser um fator de corte. Segundo o professor, em anos anteriores, falhas no entendimento da proposta de redação fez com que muitos estudantes escrevessem textos bons, mas sobre um tema equivocado.

Dica do professor:
“Quando for confeccionar a sua redação, leia com muita atenção os textos de apoio para que você entenda cada uma de suas vertentes, e de suas vicissitudes também. Você interpreta a temática e essa temática deve ser corroborada intimamente à parte introdutória, ao desenvolvimento dos problemas que você elencou na introdução e com a proposta de intervenção", detalhou.

2 – Estruturar sua redação

O professor Thiago chama a atenção para a importância da estruturação do texto, essencial para que o candidato organize os pensamentos e apresente seus argumentos de forma clara. Dessa forma, o texto percorre um caminho coerente até chegar à proposta de intervenção, que conclui a redação. Vale lembrar a estrutura básica de uma redação dissertativa argumentativa de sucesso:
  • Parágrafo de cunho introdutório, com 4 a 6 linhas
  • Dois parágrafos de desenvolvimento, cada um com 7 a 9 linhas
  • Proposta de intervenção (ou conclusão), com 7 a 9 linhas
Imagem: Andrê Nascimento/G1Professor de redação, Thiago Morais.(Imagem:Andrê Nascimento/G1)Professor de redação, Thiago Morais.

Dica do professor:
"Nos anos anteriores, o Enem exigiu em demasia uma vertente brasileira dentro dessa compreensão da proposta de redação. Não há uma obrigatoriedade em relação a isso no edital, mas é importante que se atentem: se algo se relacionar com o Brasil, por favor, coloque logo na introdução".

3 – Relacionar outros saberes

Segundo o professor Thiago, fazer ligações entre o assunto proposto e outras áreas do conhecimento é fundamental para enriquecer sua redação. Busque acrescentar ao texto as vozes de autores renomados e citações que demonstrem seus conhecimentos amplos sobre o assunto.

“Essa parte diz respeito às áreas do saber, que convergem para sociologia, filosofia, pode ser teoria, pode ser citação, uma obra... não necessariamente do Brasil, mas que seja amplo, mais cosmopolita”, explicou o professor.

Dica do professor: O professor listou alguns assuntos que costumam agradar bastante os avaliadores das redações: história, arte, literatura (do ponto de vista de romances, de poemas). “Os corretores tendem a apreciar redações em que o aluno já começa a produção dessas maneira, ou dentro dessa efetiva produção ele insira essas corroborações”, disse.

Nota Mil: compreensão do tema, referências e treino

Em 2020, a estudante Letícia Silva conquistou a tão sonhada Nota 1000 na redação do Enem com as dicas do professor Thiago. Logo depois da conquista, ela falou ao G1 que usou na prova o embasamento que adquiriu lendo autores clássicos como o escritor Machado de Assis e o filósofo alemão Immanuel Kant.

"Busquei ter embasamento em autores clássicos como Machado de Assis, de pensadores como Kant. No momento eu não lembro quais autores eu usei na prova, mas o tema permitia desenvolver e defender um ponto de vista, apesar de ter sido inesperado”, contou a estudante.

Dica do professor: Para desenvolver a escrita, não há segredo: é preciso praticar. O professor Thiago recomenda que o estudante produza, no mínimo, uma redação por semana até o dia da prova. “Tenho alunos que escrevem duas, três redações por semana. Esses, com certeza, estão mais próximo da aprovação”, disse.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: tema, proposta, autores