Professor dá dica de "ouro" para quem quer fazer pelo menos 900 pontos na redação do Enem

20/09/2023 12h06


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoProfessor dá dica de Professor dá dica de "ouro" para quem quer fazer pelo menos 900 pontos na redação do Enem.

Para o professor Thiago Morais, escrever pelo menos duas redações por semana é uma dica de "ouro" para quem quer alcançar pelo menos 900 pontos na prova de redação do Enem. Segundo ele, a prática ajuda a melhorar capacidade argumentativa e fugir das obviedades nos textos, o que soma muitos prontos.

Faltando pouco mais de um mês para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, o g1 reuniu seis das principais dúvidas dos alunos que farão a redação do Exame, que foram respondidas pelo professor Thiago Morais (veja abaixo).

Para a nota final do Enem, a prova de redação tem um peso considerável. É por meio de cinco competências específicas que o estudante será avaliado e poderá chegar a tão sonhada nota 1000.

As competências avaliadas são: domínio da língua portuguesa, compreensão da proposta da redação, organização e interpretação das informações, capacidade de argumentação, e respeito aos Direitos Humanos na elaboração da proposta de intervenção ao problema abordado.

Confira as perguntas e respostas:

Professor, como produzir um bom texto?

Conforme o professor de redação Thiago Morais, produzir um bom texto diz respeito à competência leitura. Ler de maneira assídua, competente, envolvente, não lendo apenas aquilo que você gosta. "Hoje o Enem requer que você tenha conhecimentos filosóficos, sociológicos, históricos e geopolíticos, por exemplo", diz.

Para embasar o seu discurso e ter o que falar no momento da redação, é preciso que você tenha esse cabedal de leitura chamado de competência leitura.

Qual a preparação para uma boa redação?

"A preparação inicial perpassa pela produtividade do que é dissertar. O aluno tem que entender como funciona a redação dissertativa-argumentativa, ela diverge da simples narrativa ou de uma simples descrição. Dissertar significa posicionar-se, significa você expor o seu posicionamento acerca de algo que envolve o Brasil, já que é o Enem, ou o mundo, de maneira crítica", diz.

Quais leituras podem contribuir para produzir um bom texto?

"Inicialmente, a gente costuma lapidar a leitura de natureza literária. Nossa literatura infantil, primeiramente. Ao longo do tempo, o aluno vai ganhando um pouco mais de veemência na literatura de maneira mais abrangente: modernista, realista, parnasianista, etc", conta.

E completa: "Mas também, leituras de jornais como editoriais, artigos de opinião, porque são textos de caráter argumentativo e vão facilitar tanto a compreensão como o entendimento do aluno a cerca de quais quer temas que envolvam o Enem".

Quais técnicas para uma redação nota mil?

Redação é produção, redação é reescrita. O aluno precisa produzir de maneira incansável. Os eixos cobrados são sociais, político, econômico, cultural, científico, tecnológico e ambiental. "A técnica é: você tem que abraçar todos esses eixos e envolver no seu dia a dia, perceber o que é mais publicado nas mídias sociais, por exemplo. Produzir e reproduzir aquele texto que atingiu a nota conveniente àquilo que você almeja", orienta o professor.

Professor, qual a média de redações o aluno deve produzir para treinar para o ENEM?

Se você tiver galgando 900 ou mais, a intenção é que você produza duas redações por semana, de maneira completa que vai envolver não só trechos paragrafais. Tem que envolver tese, argumentos e propostas de intervenção. Verificar sua capacidade discursiva, a fuga das obviedades e aí como você está performando diante dos temas que convergem para a realidade nacional.

"E como você, na condição de agente transformador, pode implementar propostas de intervenções que envolvam sociedade, estado, poder público, mídia e etc", diz o professor.

Quais principais dificuldades os alunos têm na hora da produção?

O professor Thiago explica que a produtividade dos textos envolve questões mais abrangentes. Para isto, ele usou como exemplo o tema da redação do Enem de 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

"Às vezes os alunos não conseguem entender a expressão manipulação que envolve a tomada de decisão, a alienação social, a alienação midiática. Então, a não compreensão de um tema pode envolver de maneira torpe a tua compreensão geral da temática", afirma.

Para finalizar, o professor de redação explica que é fundamental que o aluno leia, releia os textos de apoio, produza e verifique se o que você está escrevendo tem a ver com a proposta que lhe foi dada, para não fugir ao tema.


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: professor, alunos, enem