Presidente do Inep, órgão responsável pelo Enem, é exonerado

26/02/2021 18h56


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAlexandre Ribeiro Pereira Lopes assumiu a função em maio de 2019. Ele foi o quarto a ocupar a presidência do órgão naquele ano.  Os servidores do Inep disseram, em nota, que foram(Imagem:Reprodução)
 O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (26). A decisão, assinada pelo ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, foi publicada no Diário Oficial da União.

Ainda não houve a nomeação de um substituto.

O órgão, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é responsável por estatísticas, avaliações e provas, entre elas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi adiado e alvo de uma disputa judicial em 2020 .

Em nota, a pasta afirma que "a decisão é administrativa, sendo o cargo de livre nomeação e exoneração da Administração Pública. O ministro Milton Ribeiro, em nome do MEC, agradece o trabalho realizado pelo Alexandre Lopes durante o período que esteve à frente do Inep".

Alexandre Ribeiro Pereira Lopes assumiu a função em maio de 2019. Ele foi o quarto a ocupar a presidência do órgão naquele ano.

Os servidores do Inep disseram, em nota, que foram "surpreendidos com a exoneração de mais um presidente" e que "a descontinuidade de gestão, com sucessivos períodos de instabilidade, tem contribuído fortemente para comprometer a execução do importante trabalho da autarquia na Educação".


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: alexandre, inep, lopes