Prefeitura de Teresina anuncia sistema de videomonitoramento em escolas municipais

12/04/2023 13h45


Fonte G1 PI

Imagem: Lívia Ferreira/g1Prefeitura de Teresina anuncia sistema de videomonitoramento em escolas municipais.(Imagem:Lívia Ferreira/g1)Prefeitura de Teresina anuncia sistema de videomonitoramento em escolas municipais.

A Prefeitura Municipal de Teresina anunciou, nesta quarta-feira (12), que irá instalar um sistema de videomonitoramento e botões do pânico em todas as escolas da rede municipal de ensino da capital. Na reunião, o chefe do Executivo Municipal, Dr. Pessoa assinou a autorização para a contratação de uma empresa voltada para a instalação de equipamentos de segurança.

Conforme o prefeito, mais de R$ 20 milhões devem ser investidos para a implantação de câmeras e botões do pânico nas 321 escolas municipais, incluindo as unidades da zona rural.
Imagem: Marcelo Cardoso/ SEMCOM  Secretário da Semgov, Michel Saldanha, prefeito Dr. Pessoa e secretário da Semec, Nouga Cardoso.(Imagem:Marcelo Cardoso/ SEMCOM ) Secretário da Semgov, Michel Saldanha, prefeito Dr. Pessoa e secretário da Semec, Nouga Cardoso.

O secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, explicou que o monitoramento das câmeras será realizado 24h, em centrais instaladas no Centro de Controle Operacional de Teresina (CCO), localizado na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e na sede da Guarda Civil Municipal (GCM).

“O videomonitoramento terá reconhecimento facial e botão de pânico, instalados em todas as escolas, que, em caso de necessidade, dispararão um alarme na Guarda Municipal e também no CCO, que vai monitorar toda a cidade de Teresina interligado também com a Polícia Militar”, disse Nouga.
Imagem: Divulgação/Secom  Centro de Controle Operacional de Teresina (CCO).(Imagem:Divulgação/Secom ) Centro de Controle Operacional de Teresina (CCO).

Lei vigente

A ação da Prefeitura de Teresina segue a Lei Municipal Nº 5.823/22, sancionada em novembro de 2022, que obriga todas as creches e escolas da rede municipal de ensino a instalarem câmeras de segurança em suas dependências e em seus entornos.

Novos projetos

Um vereador da capital protocolou na sessão desta quarta-feira (12) na Câmara Municipal de Teresina, Projetos de Lei que tratam sobre a instalação de botões do pânico nos CMEIs e escolas municipais, obrigatoriedade da presença de profissionais de segurança durante o expediente escolar, além da implementação de Políticas Públicas para a segurança nas escolas públicas e privadas.

O Projeto de Lei do parlamentar Evandro Hidd, que obriga a presença de profissionais de segurança no ambiente escolar, deve controlar entradas e saídas das unidades. Os seguranças devem ser qualificados com métodos adequados para agir preventivamente em casos de possíveis ameaças.

O vereador pontuou na sessão que o Projeto de Lei que estabelece as políticas públicas voltadas para a prevenção de violências, em unidades públicas e privadas de ensino da capital, visa minimizar a falta de segurança nas escolas, com realização de diagnóstico da situação de segurança nos locais.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: ensino, escolas, unidades