Pré-Enem Live chega à 26ª edição

02/11/2020 15h21


Fonte Seduc PI

Neste domingo (01), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou mais uma edição do preparatório Pré-Enem Live, que os estudante puderam acompanhar pela TV Antares, TV Meio Norte, pela plataforma do Canal Educação no YouTube e pelas redes sociais da Seduc.

Na 26ª revisão, os alunos assistiram às aulas das disciplinas: Linguagens, Química, Matemática e Redação, ministradas pelos professores Tatiana Dantas, Carlos Feijão, Wagner Filho e Ageu Jr., respectivamente. Este ano, as aulas com conteúdos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem exclusivamente on-line, obedecendo a recomendações de isolamento social devido à pandemia da Covid-19.

Nesse domingo, o início da revisão teve o depoimento do ex-aluno do CETI Antônio Freitas, de José de Freitas, Jorge Luis Farias Gomes Filho, que hoje cursa Direito na Uninovafapi.

"A mensagem que eu deixo para vocês é que não desistam dos seus sonhos. Nada é fácil, mas não é impossível se você tiver força de vontade para correr atrás dos seus sonhos", afirmou Luis Filho.

Na aula de Linguagens, a professora Tatiana trabalhou variações linguísticas, recursos linguísticos e progressão textual. Na aula de Matemática, Wagner Filho falou sobre as 3 Funções, dentro da Álgebra, que, segundo ele, são as que mais caem no Enem: função afim, função quadrática e função logarítmica.

Na aula de Química, o professor Carlos comentou sobre assuntos muito cobrados no certame: Eletroquímica, Óxido-redução e Cálculo Estequiométrico, resolvendo questões sobre os três conteúdos. Encerrando a manhã de preparação, Ageu Jr. corrigiu ao vivo uma redação enviada por um dos alunos que acompanham regularmente as aulas do Pré-Enem, disponibilizadas pela Seduc.

No intervalo das aulas, no já conhecido quadro Bora Papear, mediado hoje pela professora Hildalene Pinheiro e Karoline Mendes, os alunos puderam tirar dúvidas com os professores assim que terminaram suas aulas. No quadro Fala Galera, Amanda Leite, aluna do 3º ano, e Wellington Pacheco, coordenador pedagógico, ambos da U. E. Martins Napoleão, de Teresina; e Marlene Silva, gerente da 19ª GRE, participaram contando um pouco de suas rotinas.

No quadro Bora ver filme, dois filmes foram sugeridos. 1942: A conquista do paraíso, filme que aborda de que forma foi feita a ocupação da América pelos espanhóis e como se deu o processo de colonização do índio; e Árido Movie, um drama brasileiro bastante premiado. No quadro Bora Louvar, Alceu Valença, Ana Paula Maia, Garrincha e Gyselle Soares foram os homenageados de hoje.

Todo o conteúdo, de forma digitalizada, está no site https://preenem.seduc.pi.gov.br/. Nas redes sociais da Seduc, serão disponibilizados vídeos extras, com dicas exclusivas, durante a semana.

Tópicos: aulas, seduc, alunos