Plataforma desenvolvida na Uespi irá acompanhar desenvolvimento do estagiário no mercado de trabalho

08/04/2024 15h39


Fonte Governo do Piauí

A Plataforma de Inteligência das Práticas de Estágio Supervisionado no Ensino Superior (Pratic) é um dos 20 projetos contemplado no edital Uespi Tech. O projeto é coordenado pela professoara Angélica Costa e visa criar uma plataforma digital destinada à atualização e organização de dados para o acompanhamento de alunos estagiários e egressos da Universidade Aberta do Piauí (Uapi).

A proposta central é aprimorar o processo de avaliação dos estágios supervisionados por meio de um sistema que reúna, em um banco de dados, as avaliações realizadas pelas empresas para proporcionar parâmetros baseados nas demandas do mercado de trabalho. A nova plataforma irá acompanhar o desenvolvimento do estagiário no mercado de trabalho permitindo que as disciplinas oferecidas nos cursos sejam ajustadas de acordo com as competências e habilidades necessárias para o aprimoramento profissional dos estudantes.

Angélica Costa, autora do projeto e coordenadora-geral da Uapi, destaca que a plataforma desempenhará um papel importante ao fornecer um suporte para a criação de métricas dentro da instituição. “Esta aplicação fornecerá dados valiosos para a Administração Superior, coordenações de curso e coordenações pedagógicas, visando fortalecer características específicas dos alunos ao longo de sua jornada acadêmica, por meio de atividades de pesquisa e extensão”, afirma a gestora.

Além disso, o projeto está buscando parcerias estratégicas com startups para o desenvolvimento da plataforma. O projeto aponta para a preparação dos alunos junto aos desafios do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que estimula a colaboração com o setor privado para alcançar resultados mais impactantes.

Uespi Tech

O Tesouro Estadual do Piauí liberou R$ 500 mil para os beneficiários do edital de financiamento de projetos de grupos de pesquisa denominado Uespi-Tech, cujo resultado foi anunciado no fim do ano passado.

Cada projeto selecionado recebeu a quantia de R$ 25 mil. Esta iniciativa contempla 20 grupos, abrangendo todos os campi da universidade. O principal propósito do Uespi-Tech é promover o empreendedorismo e a inovação em diversas áreas do conhecimento. Além de incentivar a pesquisa na universidade, essa ação irá contribuir para o progresso do estado.


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews