Piauí realiza mais de 200 horas de formação na rede estadual para o Novo Ensino Médio

24/09/2022 10h51


Fonte 180graus.com

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPiauí realiza mais de 200 horas de formação na rede estadual para o Novo Ensino Médio(Imagem:Reprodução)Piauí realiza mais de 200 horas de formação na rede estadual para o Novo Ensino Médio

O processo de implementação do novo Ensino Médio avança no Piauí e a principal frente de trabalho tem sido a capacitação da equipe com a realização de formações regionais e outras voltadas, exclusivamente, para professores por áreas do conhecimento. Desde 2019, quando foi realizado o I Seminário regional, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) acumula mais de 200 horas de atividades que tornam a implementação exitosa e as boas práticas já são evidenciadas nas escolas.

Dentre as inúmeras novidades do novo currículo do Ensino Médio que estão acontecendo é possível citar as disciplinas eletivas, que são aquelas em que os estudantes podem escolher dentro de uma cartela de opções, e o Projeto de Vida, que tem sido instrumento de inovação e construção de um futuro promissor para garantir conhecimentos aos estudantes dentro de suas realidades. 

A Diretora da Unidade Técnica do Chão da Escola, Elenice Nery, enumera os seminários já realizados e explica que as informações têm chegado de forma efetiva aos profissionais da educação. “Começamos em 2019 com o I Seminário voltado a uma sensibilização sobre a construção do currículo novo. Em 2020, com o currículo já pronto, realizamos o II Seminário voltado à consulta pública do documento, para que fosse aprovado por toda a comunidade antes de ser enviado para o Conselho Estadual da Educação (CEE). Já em 2021, com o currículo aprovado, fizemos o III Seminário voltado a um planejamento para o plano de implementação. Agora em 2022, faremos o IV Seminário para fazer um diagnóstico dessa implementação que está acontecendo em toda a rede”, explicou Elenice.

As primeiras formações estavam concentradas nas equipes de cada um das 21 Gerências Regionais da Educação (GRE) presentes no estado. Isso se dá pela importância de atender a cada região e escola com respeito às suas individualidades e realidades. “Estamos atentos a essa diversidade existente na rede de ensino do estado e no primeiro momento a nossa atenção foi voltada para as equipes de gestores das GREs para que eles pudessem ter o conhecimento necessário para levar a cada uma de suas escolas. Com isso, conseguimos escutá-los e levar a eles o conhecimento presente nesse novo ensino médio. O gestor da GRE e os técnicos receberam documentos e puderam tirar suas dúvidas diretamente com as equipes da Seduc e a comissão que construiu o currículo”, explicou maria José Mendes, Diretora da Unidade e Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Seduc.

Após o processo de formação dos gestores, a equipe pedagógica da Seduc se concentrou em um planejamento para os professores de cada área de conhecimento. “Temos importantes parceiros para formação de professores, além de vários setores da própria Seduc. Na formação para Projeto de Vida temos o Instituto Paramitas e Fundação Telefônica Vivo, e na formação da Educação Técnica e Profissional (EPT) temos a parceria com o Itaú Social e Trabalho. Todas essas formações vêm acontecendo de forma constante e, a cada 15 dias, temos esses encontros virtuais, pelo Canal Educação, para formação de professores por área de conhecimento”, explicou Elenice Nery.