Piauí ganha escritório do consulado dos Estados Unidos para facilitar intercâmbio para estudos

28/10/2023 08h22


Fonte g1 PI

O Piauí ganhou um escritório do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, que vai facilitar oportunidades de estudo no ensino superior no país. O espaço será um ponto do programa “EducationUSA”, que facilita o acesso às informações necessárias para ir estudar em uma universidade estadunidense.

O escritório está localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Centro de Teresina. Apesar de funcionar na Uespi, o espaço está aberto a toda a população do estado que tenha interesse em estudar nos EUA.

Imagem: Divulgação/UespiEscritório de consulado dos Estados Unidos no Piauí(Imagem:Divulgação/Uespi)Escritório de consulado dos Estados Unidos no Piauí

O espaço é o sétimo escritório inaugurado em universidades do Nordeste, dos mais de 400 espalhados pelo mundo, sendo 42 no Brasil. A inauguração ocorreu na quarta-feira (25) e contou com a presença da cônsul-geral do Consulado Geral dos EUA no Recife, May Baptista.

"O Brasil é o oitavo país do mundo a enviar estudantes para os Estados Unidos. Com o escritório aqui, no Piauí, será possível ter mais informações sobre programas de bolsas, além de programas de ensino de inglês e um programa de diplomacia espacial", disse a cônsul-geral ao g1.

May Baptista também mencionou a realização da Semana Internacional da Educação, com iniciativas e oportunidades para que estudantes piauienses aprendam mais sobre estudo nos Estados Unidos.

Imagem: Divulgação/UespiInauguração de escritório de consulado dos Estados Unidos em Teresina, Piauí(Imagem:Divulgação/Uespi)Inauguração de escritório de consulado dos Estados Unidos em Teresina, Piauí

Outras parcerias

Durante a visita ao Piauí, a cônsul-geral se reuniu com o governador em exercício, Themístocles Filho, na qual foram apresentadas potencialidades do estado, que podem ser alvo de futuras parcerias com o consulado.

"Fiquei feliz em saber que o Governo do Piauí abriu um escritório em Massachusetts. É muito importante ter esses laços fortes, bilaterais, que podem resultar em investimentos em geração de energia renovável, por exemplo, que é importante aqui e também para os Estados Unidos", declarou May Baptista.



Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: governo, programa, consulado