Parnaíba sedia Etapa Polo do Jogos Escolares

25/06/2022 10h14


Fonte Seduc

Imagem: DivulgaçãoParnaíba sedia Etapa Polo do Jogos Escolares.(Imagem:Divulgação)

Um dia diferente aconteceu nessa sexta-feira (24). Com um sorriso no rosto, uniformes dos times , cerca de 200 estudantes desfilaram durante a solenidade esportiva dos Jogos Escolares Piauienses (Jepeps) Etapa Polo. A 1ª Gerência Regional de Educação, na região de Parnaíba, sediou o evento que contou com a participação de outras regionais.

O início desta etapa, contou com a presença da Comissão Organizadora dos jogos e da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) e foi realizada na quadra do colégio Liceu Parnaibano.

Logo após a cerimônia de abertura, os times disputaram a primeira partida de futsal em quadra.

Safira Véras, gerente da 1a Regional de Educação, observa a grande mobilização dos jovens nessa época dos jogos. "Hoje é um momento de grande emoção devido a presença dessas escolas. Eles se empolgam demais, se organizam mesmo, porque nós sabemos que temos que associar o esporte ao aprendizado deles", declaram

A ação, segundo Safira, além de descobrir novos talentos, traz vivência, fortalece o desenvolvimento da capacidade psicomotora e amplia os laços de cidadania e socialização. É um cenário vivo de interações de trocas explícitas de ideias, valores, trabalho em equipe e respeito às regras.

“Uma das nossas maiores preocupações é com o futuro dos nossos jovens. E, pensando nisso, o nosso secretário de Educação, Ellen Gera tem dado todo o apoio necessário para que o esporte se torne, junto com uma educação de qualidade, o diferencial na vida desses estudantes", destaca a gestora.

A atleta, Micaela Sousa não esconde a expectativa em participar dos JEPEPs.

"A expectativa é muito grande para nós alunos que gostamos da prática esportiva. Participar dos jogos é uma motivação, além da oportunidade de conhecer outras pessoas, saber respeitar o adversário e aprender mais fora da rotina de estudo em sala"
, pontua.

Ansioso para competir, o aluno Pedro Augusto, fala sobre a preparação da escola para essa fase.

“Tivemos uma preparação bem forte para esta etapa, pois sabemos que há grandes equipes para enfrentar, mas estamos confiantes”,  afirma o estudante.

A etapa Polo, é a última fase de seleção para classificar as equipes para a competição estadual. Em setembro acontece os Jogos Escolares da Juventude – JEJ, realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil – COB para estudantes de 15 a 17 anos e em janeiro acontece Jogos Escolares Brasileiros – JEBs, para estudantes de 12 a 14 anos, no Rio de Janeiro realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: jogos, estudantes, escolares